quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

Beata Jacqueline de Septisoles, Discípula de São Franisco de Assis (1192-1239), 08 de Fevereiro

Esposa de um senhor romano, Jacqueline de Septisoles era mãe de dois filhos quando se tornou amiga de São Fancisco de Assis, numa ocasião em que ele foi pregar em Roma. Ela o ajudou a encontrar um convento que pudesse abrigá-lo e aos seus discípulos. Pouco tempo antes de morrer, São Francisco escreveu a Jacqueline, pedindo que ela lhe enviasse um lençol. Avisada antecipadamente em oração, ela já estava a caminho com seus filhos para ficar à cabeceira do santo. Depois de viúva, Jacqueline foi morar em Assis, onde morreu, sendo enterrada na Basílica
 de São Francisco. 
Fonte:
Jacomina de Settesoli , afrancesado na Jacoba de Settesoli (nascido c. 1192 em Roma e morreu em 1274 em Assis ) é um italiano da xiii th século , que era amigo e discípulo de Francisco de Assis , beatificado pela Igreja Católica e celebrou a 8 Fevereiro . 
Biografia 
Tumba de Jacqueline de Septisoles A encantadora e virtuosa mulher a quem São Francisco chamava de “Irmão Jacqueline” casou-se com Gratien Frangipani , senhor de Marino, que a deixou viúva e dois filhos. A tradição franciscana relata que ela recebeu o “ Poverello ” (como foi apelidado Francisco de Assis) em seu palácio romano no Monte Palatino . Ela fez para ele um certo creme de amêndoa que ele achou delicioso e que hoje conhecemos como frangipane . Jacqueline passou seus últimos anos na Umbria , para ficar perto de quem conheceu Francis. Ele foi enterrado não muito longe dele na grande basílica de Assis , perto da cripta onde São Francisco repousa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário