“Treva de Deus” e a Comemoração dos
Fieis defuntos a 2 de Novembro.
Foi abade do mosteiro de Cluny de 994 a 1049. Durante o seu longo governo, Cluny transformou-se de um pequeno mosteiro numa poderosa ordem monástica que exerceu grande influência na Igreja e na sociedade. Odilo era um homem de grande piedade e caridade. Dedicou-se com fervor à reforma da vida monástica, promovendo a rigorosa observância da regra beneditina. Reconstruiu os edifícios do mosteiro de Cluny e enriqueceu a sua biblioteca. Ele também foi um escritor prolífico, autor de sermões, homilias e hinos. Odilo era um homem de muita ação. Ele estava comprometido com a paz e a justiça, muitas vezes intervindo junto aos poderosos para proteger os mais fracos. Ele também apoiou a reforma gregoriana, que visava fortalecer a autoridade do papa e reformar a Igreja.
Emblema: Equipe pastoral
Martirológio Romano: Perto de Sauvigny na Borgonha, na atual França, trânsito de São Odilo, abade de Cluny, que, severo consigo mesmo, mas gentil e misericordioso com os outros, pacificou os povos beligerantes em nome de Deus, em tempos de fome apoiou o afligido por todos os meios e foi o primeiro a estabelecer nos seus mosteiros a comemoração de todos os fiéis falecidos no dia seguinte à festa de Todos os Santos.
Um dos últimos filhos de uma numerosa família de Auvergne, Odilo de Mercoeur nasceu em 961 ou 962. A devoção, juntamente com as relações familiares, determinaram que os seus pais o consagrassem ao serviço do Senhor na colegiada de St-Julien de Brioude. , no qual ele mais tarde se tornaria cônego. São Maiolo, aliás, atraiu-o para o mosteiro de Cluny por volta de 990 e depois, a partir de Maio de 993, escolheu-o como abade-coadjutor, depois de lhe ter conferido as Ordens, escolha que em Janeiro 994 foi confirmado por uma eleição canônica. Odilo tornou-se abade único de Cluny a 11 de maio, com a morte de Maiolo, e ocuparia este cargo até à sua morte, ocorrida em Souvigny na noite entre 31 de dezembro e 1 de janeiro de 1049. Só os acontecimentos externos permitem determinar os
vários etapas na continuidade desta longa casca.
Odilo teve, antes de mais, de enfrentar as dificuldades decorrentes dos religiosos de certos mosteiros dependentes de Cluny, e dos senhores que queriam despojar a abadia dos seus bens. Em dezembro Em 997 realizou a primeira das suas frequentes viagens a Pavia e Roma, o que lhe deu a oportunidade de intervir em favor de vários claustros da península. Seus encontros com papas e imperadores são apenas um detalhe de seus muitos relacionamentos, que explicam a origem das doações de mosteiros que lhe foram feitas.
Após o primeiro período de intensa atividade, Odilo viveu anos mais calmos entre 1005 e 1013, que o levaram ao apogeu da sua grandeza.
Os anos entre 1014 e 1030 demonstraram o poder que Cluny alcançou. A benevolência dos imperadores, especialmente de Henrique II, e do rei da França, Roberto, bem como a dos papas, como Bento VIII e João XIX, demonstram a ascendência de Odilo e como esta foi favorável às causas que ele defendeu, sem contudo distanciar as dificuldades decorrentes da conduta de alguns bispos e figuras de alto escalão. Logo, porém, as evidências se multiplicaram, até ca. 1040, data em que o abade conseguiu dominar progressivamente a situação. A sua doença, durante uma última viagem a Roma (início de 1047), já anunciava o fim que veio durante uma última visita aos seus mosteiros.
Os primeiros a beneficiar do zelo de Odilo foram os monges de Cluny, para os quais reconstruiu o conjunto de edifícios monásticos, com excepção da igreja, que tinha sido concluída pelo seu antecessor; mas também exerceu a mesma atividade de construtor em outras casas dele dependentes. Para os seus monges ele também proferiu sermões, alguns dos quais sobreviveram, compôs os Hinos do Ofício de São Pedro. Maiolo, escreveu uma Vida deste último e da Imperatriz Adelaide; à frente dos monges presidiu aquela existência de clausura em que a liturgia ocupa um lugar tão preeminente e da qual teve os detalhes descritos num famoso Ordo, copiado em Farfa (Consuetudines ferfensis); enriqueceu a biblioteca, promoveu trabalhos artísticos na oficina dos ourives, cultivou o talento literário dos seus religiosos. Sob o seu governo, os bens de Cluny aumentaram consideravelmente, juntamente com o número de mosteiros a ele sujeitos. Embora seja difícil especificar uma lista destes últimos, grandes e pequenos, ultrapassaram setenta, dos quais mais de vinte e cinco podem ser atribuídos ao seu governo. Fortaleceu também os laços que os ligavam a Cluny, garantiu a sua direcção com priores formados na sua escola e proporcionou a todos o benefício da isenção que, com as Bulls subsequentes, obteve cada vez mais completamente. A unidade da observância e do estatuto canónico, combinada com a unidade do governo, agrupou todas as casas cluníacas numa verdadeira Ordem: foi precisamente nesta ocasião que a palavra ordo adquiriu um novo significado. Além da Ordem, Odilo também exerceu a sua acção, pontualmente, sobre outros mosteiros, cujos interesses se viu defendendo.
A extensão da Ordem de Cluny, a sua irradiação, e em particular o papel dos seus costumes, multiplicaram os centros de fervor religioso e de oração, para o bem maior da Igreja; a estes somou-se a construção de novos locais de culto no campo. Fica assim determinada a tarefa assumida por Odilo na Igreja e Bento VIII reconhece-a numa Bula (1 de Setembro de 1016): “Servir a Deus, permitir-se aderir a Deus, rezar, celebrar Missa pelos vivos e defuntos, cuidar dos convidados e os pobres, dando esmolas”; tudo isto significava, por si só e para o papel social dos claustros, contribuir poderosamente para o progresso espiritual do povo cristão e preparar o terreno para o futuro esforço da reforma gregoriana.
Ao mesmo tempo, os laços dos mosteiros cluníacos com Roma estabeleceram uma rede de forças e etapas pré-estabelecidas; as relações cordiais mantidas por Odilo com numerosos bispos funcionavam no mesmo sentido.
Os seus objetivos, porém, não correspondem exatamente aos dos gregorianos; ele queria simplesmente fazer com que Cristo Jesus fosse amado, preparar as almas para a vida do céu e para isso oferecer aos homens a ordem e a paz. Todos devem contribuir para a realização deste bem, que é tanto mais urgente quanto a desordem e as guerras ainda reinam com demasiada frequência; acima dos condes e dos reis, o imperador parece-lhe ser o melhor garante do seu ideal: se necessário, intervirá junto dele para pedir perdão ou protecção, reconhecendo nele as qualidades para escolher um bom papa, bem como cabe ao rei nomear um bom bispo.
Ao mesmo ideal está ligado o papel que é concedido a Odilo na celebração dos pactos de paz e na instituição da “trégua de Deus”, ou, ainda, o papel de juiz nas possessões de Cluny, de árbitro que preside sobre a regulamentação dos conflitos entre terceiros, de um conciliador que busca conciliação com seus adversários. A sua generosidade incansável ajuda em todas as misérias: naqueles tempos de fomes frequentes e muitas vezes assustadoras, ele consegue alimentos para os pobres sem poupar, não hesitando em vender o tesouro da sacristia ou em pedir esmola aos ricos. Não lhe basta socorrer os corpos, quer libertar as almas dos defuntos: não satisfeito com os sufrágios, já frequentes em Cluny para as almas do Purgatório, institui, no dia seguinte ao Dia de Todos os Santos, o nova e solene comemoração dos falecidos.
Esta imensa piedade é sem dúvida o traço dominante do seu carácter. Ele medita profundamente no exemplo do Senhor Jesus para não ser fundamentalmente misericordioso e compassivo. A sua bondade, porém, não é uma ternura vã, porque, pelo contrário, revela-se um homem decidido e forte, até tenaz, e prático; de facto, ele manifesta o seu sentido prático até no governo das almas e na devoção ao Verbo encarnado ou a Maria, Senhora, Estrela do Mar. Amigo puríssimo, tem uma devoção particular pela Eucaristia; homem de fé profunda e ativa, é um contemplativo, tendente à visão do Senhor.
ADORAÇÃO
O lugar que Odilo ocupou no seu tempo, as suas relações e a difusão das suas obras, mais ainda do que a sua reputação de milagreiro, teriam exigido a inscrição no calendário de numerosas igrejas, como tinha acontecido com o seu antecessor, s. Maiolo. Na realidade, o culto limita-se aos mosteiros de Cluniac e apenas a alguns outros, ou às dioceses com as quais Odilo mantinha relações particularmente estreitas, como Chartres e Le Puy.
A data da sua morte, na oitava da Natividade, trouxe, evidentemente por coincidência, um certo constrangimento; a história monástica subsequente do século XVI. XI e XII tiveram que apagar a sua memória, para que o culto assumisse um carácter local muito evidente em Cluny e especialmente em Souvigny, onde, em 1063, o legado, s. Pier Damiani consagrou uma nova igreja, elevou as relíquias, escreveu uma nova Vida do santo para abreviar a do monge Jotsaldo; em 1345 o arcebispo de Bourges procedeu a uma transferência, o que certamente deu origem à dispersão de alguns ossos noutras igrejas, mas todo o corpo permaneceu em Souvigny, onde em 1793 foi quase totalmente destruído.
Odilo é inscrito no Martirológio Romano de 1º de janeiro (Comm. Martyr. Rom., p.2, n.12). Embora não tenha um grande lugar na iconografia, isso lhe atribui algumas características: a mitra que, aos seus pés, lembra a rejeição do arcebispado de Lyon, ou pequenos corpos nas chamas, que lembram a instituição da comemoração de 2 de novembro.
Autor: Jacques Hourlier
Fonte:
Biblioteca Sanctorum
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