quarta-feira, 6 de abril de 2022

EVANGELHO DO DIA 6 DE ABRIL

Evangelho segundo São João 8,31-42. 
Naquele tempo, dizia Jesus aos judeus que tinham acreditado nele: «Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, conhecereis a verdade e a verdade vos libertará». Eles responderam-Lhe: «Nós somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém. Como é que Tu dizes: "Ficareis livres"?». Respondeu Jesus: «Em verdade, em verdade vos digo: todo aquele que comete o pecado é escravo. Ora, o escravo não fica para sempre em casa; o filho é que fica para sempre. Mas se o Filho vos libertar, sereis realmente homens livres. Bem sei que sois descendentes de Abraão; mas procurais matar-Me, porque a minha palavra não entra em vós. Eu digo o que vi junto de meu Pai e vós fazeis o que ouvistes ao vosso pai». Eles disseram: «O nosso pai é Abraão». Respondeu-lhes Jesus: «Se fôsseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão. Mas procurais matar-Me, a Mim que vos disse a verdade que ouvi de Deus. Abraão não procedeu assim. Vós fazeis as obras do vosso pai». Disseram-Lhe eles: «Nós não somos filhos ilegítimos; só temos um pai, que é Deus». Respondeu-lhes Jesus: «Se Deus fosse o vosso Pai, amar-Me-íeis, porque saí de Deus e dele venho. Eu não vim de Mim próprio; foi Ele que Me enviou».
Tradução litúrgica da Bíblia 
Orígenes(185-253)presbítero, teólogo 
Homilias sobre o Êxodo, n.° 8 
«Se permanecerdes na minha palavra, 
sereis verdadeiramente meus discípulos, 
conhecereis a verdade e a verdade vos libertará» 
«Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão» (Ex 20, 2). Estas palavras não se dirigem apenas aos que já saíram do Egito; dirigem-se sobretudo a ti, que as ouves agora, se quiseres sair do Egito. Reflete, pois: as coisas deste mundo e as ações da carne não serão essa casa de servidão e, ao contrário, a fuga às coisas deste mundo e a vida segundo Deus não serão a casa da liberdade, conforme o que o Senhor diz no Evangelho: «Se permanecerdes na minha palavra, conhecereis a verdade e a verdade vos libertará»? Sim, o Egito é a casa de servidão; Jerusalém e a Judeia são a casa da liberdade. Escuta o que diz o apóstolo Paulo a este respeito: «A Jerusalém do alto é livre; ela é a mãe de todos nós» (Gal 4,26). Assim como o Egito é chamado casa de servidão para os filhos de Israel relativamente a Jerusalém e à Judeia, que são para eles a casa da liberdade, assim também o mundo e tudo o que ele contém é uma casa de servidão relativamente à Jerusalém celeste, que é a mãe da liberdade. Houve outrora, para castigo do pecado, uma passagem do paraíso da liberdade à servidão deste mundo; por isso, a primeira palavra dos mandamentos de Deus diz respeito à liberdade: «Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão».

Nenhum comentário:

Postar um comentário