terça-feira, 21 de setembro de 2021

EVANGELHO DO DIA 21 DE SETEMBRO

Evangelho segundo São Mateus 9,9-13. 
Naquele tempo, Jesus ia a passar, quando viu um homem chamado Mateus, sentado no posto de cobrança dos impostos, e disse-lhe: «Segue-Me». Ele levantou-se e seguiu Jesus. Um dia em que Jesus estava à mesa em casa de Mateus, muitos publicanos e pecadores vieram sentar-se com Ele e os seus discípulos. Vendo isto, os fariseus diziam aos discípulos: «Por que motivo é que o vosso Mestre come com os publicanos e os pecadores?». Jesus ouviu-os e respondeu: «Não são os que têm saúde que precisam do médico, mas sim os doentes. Ide aprender o que significa: "Prefiro a misericórdia ao sacrifício". Porque Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
Santo Ireneu de Lyon(130-208)
Bispo, teólogo, mártir 
«Contra as heresias»,III,11,8-9 
São Mateus,um dos quatro evangelistas 
Não pode haver mais 
nem menos evangelhos
Com efeito, uma vez que são quatro as regiões do mundo e quatro os ventos principais; e, por outro lado, uma vez que a Igreja está espalhada por toda a Terra e tem por «coluna e sustentáculo» (1Tim 3,15) o evangelho e o Espírito da vida, é natural que ela tenha quatro colunas, soprando a imortalidade de todos os lados e dando vida aos homens. Quando o Verbo, o Artesão do Universo, que tem o seu trono sobre os querubins e sustenta todas as coisas (cf Sl 79,2; Heb 1,3), Se manifestou aos homens, deu-nos um evangelho com quatro formas, embora mantido por um único Espírito. Implorando a sua vinda, David dizia: «Manifestai-Vos, Vós que tendes o vosso trono sobre os querubins» (Sl, 79,2). Porque os querubins têm quatro figuras (cf Ez 1,6), que são imagens da atividade do Filho de Deus. «O primeiro era semelhante a um leão» (Ap 4,7), e caracteriza o poder, a preeminência e a realeza do Filho de Deus; «o segundo, a um touro», expressando a sua função de sacerdote que oferece sacrifícios; «o terceiro tinha um rosto como que de homem», evocando claramente a sua face humana; «o quarto era semelhante a uma águia em pleno voo», indicando o dom do Espírito que paira sobre a Igreja. Os evangelhos segundo João, Lucas, Mateus e Marcos estão, pois, de acordo com estes seres vivos sobre os quais Cristo Jesus tem o seu trono. Encontramos estes mesmos traços no próprio Verbo de Deus. Ele falava aos patriarcas que existiram antes de Moisés segundo a sua divindade e a sua glória; aos homens que viveram sob a Lei, atribuiu uma função sacerdotal e ministerial; em seguida, fez-Se homem por nós; por fim, enviou o dom do Espírito a toda a Terra, escondendo-nos à sombra das suas asas (cf Sl 16,8). São, pois, fúteis, ignorantes e presunçosos todos quantos rejeitam a forma como se apresenta o evangelho, ou nele introduzem um número de figuras maior ou menor que as que referimos.

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