O Beato José Maria de Yermo y Parres nasceu em Jalmolonga, no Estado de México a 10 de Novembro de 1851. Após cinquenta dias do seu nascimento morreu-lhe a mãe e ele passou a ser educado pelo pai, advogado, com a ajuda de uma tia.
Em 1879 foi ordenado sacerdote da Diocese de Leão: dedicou-se à pregação, ao ensino do catecismo e, durante um certo tempo, ao serviço da Cúria diocesana. Depois de uma grave enfermidade pulmonar, o Bispo confiou-lhe o cuidado da pequena igreja do Calvário, na periferia de Leão, onde desenvolveu uma intensa actividade em favor dos pobres e das crianças abandonadas.
Com a finalidade de os atender, criou uma casa de beneficência e a Congregação das Servas do Sagrado Coração de Jesus e dos Pobres que, sob a guia sábia e solícita do fundador, se desenvolveu rapidamente em diversas localidades do México.
Em poucos anos o Beato conseguiu transformar a pequena igreja do Calvário num centro de Adoração eucarística e de caridade cristã. Tendo sido transferido para Puebla de los Angeles, o Padre José Maria continuou o apostolado das obras de misericórdia, cuidou da consolidação do Instituto religioso que havia fundado e devia ser uma obra de recuperação de mulheres em dificuldade. Apesar da debilidade da sua saúde, tornou-se sempre disponível a qualquer forma de serviço pastoral e seguiu com particular solicitude a formação permanente do clero.
A vida e o apostolado do Beato foram sempre acompanhados de muitas dificuldades e tribulações que consolidaram as suas virtudes. Morreu no dia 20 de Setembro de 1904, com a idade de 52 anos, e foi elevado às honras dos altares como Beatos por João Paulo II a 6 de Maio de 1990.
Canonizado em 21 de maio de 2000, pelo papa São João Paulo II
Nenhum comentário:
Postar um comentário