terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

REFLETINDO A PALAVRA - “Recebei o Espírito Santo”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
53 ANOS CONSAGRADO
45 ANOS SACERDOTE
Ar novo para o mundo.
 
Com Jesus inicia-se a nova criação, o homem novo, o tempo novo. Interessante é a ligação entre a criação do homem e o homem novo em Jesus Cristo. No Gênesis, quando se fala da criação do homem, Deus sopra sobre o rosto do homem e ele se torna alma vivente. O hálito de Deus é um hálito de vida. No primeiro dia da ressurreição Jesus diz aos discípulos: “Shalom - a paz esteja convosco”. Depois soprou sobre eles e lhes disse: “recebei o Espírito Santo”. O homem e a mulher se tornam espirituais - tendo em si o Espírito Santo que é o novo ar de viver – têm o hálito de Deus. Há uma circulação de ar de vida entre Deus e a humanidade. Por isso Jesus diz: “a quem perdoardes os pecados, os pecados serão perdoados”. É a reconciliação entre Deus e a humanidade. Não há barreiras na relação com Deus, pois com Jesus ressuscitado abriram-se as portas dos Céus. 
Crer é viver. 
Toda a iniciativa é de Deus que misericordiosamente nos oferece o dom da graça, sem merecimento de nossa parte. Mas não estamos dispensados de colocar nossa adesão pessoal pela fé. Quando Tomé toca a chaga de Jesus ele crê. É necessária a fé. Por isso São João diz em sua carta: “Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, nasceu de Deus”. Ter fé é nascer de novo. Quem crê venceu o mundo. João completa: “quem é o vencedor do mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? (1Jo.5.5). Crer é ressuscitar. “Esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé”. Vencer o mundo é vencer as forças que destroem a vida em todos os sentidos, isto é o pecado. 
Viver é amar. 
O primeiro e fundamental resultado e necessidade do batismo é o amor, pois o amor a Deus está intimamente unido ao amor ao próximo: “quem ama aquele que gerou alguém, amará também aquele que dele nasceu”. Amamos a Deus e amamos os filhos de Deus. Manifestamos que amamos a Deus quando observamos seus mandamentos. Os mandamentos se referem à vida com os irmãos. Viver e crescer em comunidade. Os irmãos estão juntos, unidos e são uma família, uma comunidade. O novo nascimento se faz dentro de uma comunidade. Por isso, pelo batismo fazemos ingresso no corpo de Cristo que é a Igreja. Não existe uma fé individual, particular que deixe fora a pessoa do outro. Podemos ver o modelo da comunidade dos apóstolos: “A multidão tinha um só coração e uma só alma. Ninguém considerava como próprias as coisas que possuía, mas tudo era entre eles posto em comum” (At 4,32). Tudo: as coisas materiais e os bens espirituais. Este é o projeto da fé. Sem ele, somos inúteis no mundo. No momento em que nossa adesão a Cristo, realizada pelo Espírito Santo, se transforma em amor, as questões sociais, familiares e pessoais recebem uma profunda transformação. O que faz mal ao mundo não é falta de justiça social e econômica, fazem faltam a fé e o amor. 
(Leituras: Atos dos Apóstolos 4,32-35; 
1João 5,1-6; João 20,19-31)
Homilia do 2º domingo da Páscoa (27.03)
EM MARÇO DE 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário