terça-feira, 18 de outubro de 2016

O BISPO QUE FUGIU DA SUA DIOCESE

PADRE CLÓVIS DE JESUS
BOVO CSsR
Vice-Postulador da Causa
Venerável Padre Pelágio CSsR
Um homem desconhecido, vestindo roupa de peregrino, bateu à porta do mosteiro beneditino de Morte Cassino (Itália), e pediu pousada. E ali ficou, a convite deles, participando da vida dos monges. Quem seria esse homem de nobre aparência? Talvez um criminoso que vinha fazer penitência? Ou um soldado desertor, cansado de brandir armas destruidoras? Não! Era o bispo de Praga que abandonara o seu bispado. Sentia-se frustrado. Tanto fizera pelos seus diocesanos, mas parece que plantara em solo árido. Onde semeou amor, colheu ódios e incompreensões. O abade lhe disse:
- Fica conosco. A paz do claustro irá curar teu coração ferido. 
Mas Dom Adalberto, assim chamava-se o peregrino, preferiu sair. Não queria permanecer onde todos conheciam sua procedência. Foi esconder-se num convento de Roma. Seus diocesanos, porém, caíram em si, arrependeram-se e mandaram uma embaixada para trazer o Pastor de volta. Voltou, sim, mas por pouco tempo. Certo dia uma mulher adúltera, perseguida para ser executada com a pena de morte, refugiou-se na casa dele. Lembrado do gesto misericordioso de Jesus, ele a colocou num convento de monjas. Quando descobriram o refúgio da pecadora, arrancaram-na à força e a massacraram. Essa desumanidade, misturada com outras injustiças, causou tanta tristeza ao santo bispo, que o fez voltar para o mosteiro de Santo Aleixo em Roma. Morreu martirizado quando evangelizava os bárbaros da Prússia.Humanamente falando, Adalberto (+997) só plantou nas pedras e colheu desgostos e fracassos. Talvez por isso mesmo, foi canonizado pela Igreja. (Santo Adalberto, celebrado dia 25 de abril.) 
Lição:- O profeta Jonas também fugiu da sua missão. Outros santos fizeram o mesmo. Não fugiram por medo ou covardia, mas certamente movidos pelo Espírito Santo.
Recomende este portal aos seus amigos:
SANTO ADALBERTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário