terça-feira, 18 de outubro de 2016

18 DE OUTUBRO – O PADROEIRO DO BRASIL

São Pedro de Alcântara nasceu na Espanha. Além de padroeiro do Brasil, é também o padroeiro dos vigias noturnos porque, desde que entrou para a vida religiosa, dormia apenas uma hora e meia por noite. Mais tarde fundou a Comunidade dos Descalços, Ordem tão rigorosa como nunca se viu igual. Seus membros viviam em celas estreitíssimas, andavam descalços dia e noite, dormiam sobre o chão duro ou sobre tábuas, não comiam carne, peixe, ovos, etc.O próprio Pedro se impôs penitências rigorosíssimas. Flagelava-se quase todos os dias e dormia sentado, no máximo uma hora e meia por noite. À volta do corpo trazia um cilício, mais áspero que um ralador. Foi o santo da penitência exagerada. Dele se conta a seguinte anedota: Certo dia um frade de outra Ordem foi visitá-lo e o encontrou despido dentro de uma gruta no jardim do mosteiro, com apenas um paninho por cima. 
- Que é isso? Vestido assim com tão pouca decência! – perguntou o hóspede.
O santo se justificou: 
- Caro padre mio, leia o evangelho. Está escrito que devemos ter uma túnica apenas. Lavei a minha há poucos momentos, e a estendi sobre aquela pedra. Logo que secar um pouco, me cobrirei com ela. 
Daquele corpo robusto e bem proporcionado não restou mais que um monte de ossos mal cobertos. Esta loucura de amor o levava a praticar os mais heróicos atos de caridade com o próximo. Tomava sobre si as cargas alheias, sem olhar para os limites e as conveniências. 
Outros santos: São Lucas, evangelista - S. Paulo da Cruz, fundador dos padres Passionistas.
PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR
Vice-Postulador da Causa
Venerável Padre Pelágio CSsR
Recomende este portal aos seus amigos:
http://www.boletimpadrepelagio.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário