A História de Santo Amâncio
Santo Amâncio é um mártir que não é tão conhecido no Brasil pelo fato de que seu dia é 19 de março que é o mesmo dia dedicado a São José. Especialmente no Nordeste brasileiro São José é bastante venerado já que o povo pede a ele por chuvas durante essa época do ano que por acaso é a época da passagem do equinócio. Santo Amâncio pode ser lembrado ainda nos dias 28 de abril e 26 de setembro.
A história desse santo conta que Amancius era um missionário que foi enviado numa viagem a Bélgica e ao norte da França com Lambard e Landovaldo. Chegando ao seu destino o mártir foi duramente torturado para que renegasse a sua fé e lhe foi exigido que fizesse sacrifícios para os deuses pagãos. Pelo fato de não ter cedido Santo Amâncio foi degolado no ano de 668 d.C.
Santo
O túmulo dele passou a ser um local de peregrinação e então passaram a ser creditados ao santo diversos milagres. A Bélgica ganhou uma igreja em homenagem ao mártir em Wintershaven. Além disso, esse santo também passou a ser bastante venerado na França em que tem uma celebração realizada no dia 08 de abril.
Amansador de Corações
Por algum motivo que não é bem claro na biografia desse santo ele passou a ser o santo amansador de touro bravo. As pessoas passaram a fazer um paralelo entre os touros bravos e as pessoas que tem um coração difícil. Dessa forma Santo Amâncio ajudaria a fazer com que aqueles que não estão muito dispostos a dar uma chance ao amor voltassem atrás. Desde que esse poder foi atribuído a esse santo ele passou a ser bastante requisitado pelas pessoas que tem um amor não correspondido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário