sábado, 16 de agosto de 2014

REFLETINDO A PALAVRA - “Jesus diz: dá-me de beber!”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA CSsR
Tempo da água viva
            Na tradição da Igreja, o tempo da Quaresma tem caráter batismal, infelizmente encoberto por outras temáticas. Era o tempo do catecumenato. Entendemos este tempo como preparação para a celebração dos batismos. São três temas: água viva, a luz e a vida. Esses temas se referem ao Batismo. Na primeira leitura de Êxodo podemos ler que num deserto seco e inóspito, veio a faltar água. O povo reclama e Moisés tira água da rocha. Paulo em 1ª Coríntios 10,4 escreve: “Essa rocha era Cristo”. Há uma rocha de onde não poderia sair água: o poço afamado, feito por Jacó. Há ali uma situação de um hebreu inimigo que fala com uma mulher, o que não é usual. Pede-lhe: “Dá-me de beber”. A fonte de água viva pede água. “Se tu conhecesses o dom de Deus e quem te pede de beber, tu mesma lhe pedirias e Ele te daria água viva” (Jo 4,10). Jesus dialoga com a senhora e a trata com respeito. Esse diálogo conduz a uma mútua revelação. A mulher mostra quem ela é: vida complicada necessitada da água e Jesus, quer distribuir essa água: “Todo aquele que bebe desta água terá sede de novo. Mas quem beber da água que Eu lhe darei, esse nunca mais terá sede. E a água que Eu lhe der se tornará nele uma fonte de vida que jorra para a vida eterna” (Jo 4,13-14). Quando os discípulos chegam, insistem que Jesus coma. Mas Ele tem outro alimento: dar-se como Água Viva. O batismo jorra desta rocha que é Cristo e que dá uma Água que dá vida. Ele é a Água Viva. “Senhor, dá-me desta água para que eu não tenha mais que vir aqui buscar está água”, diz a mulher. Buscou uma facilitação de sua vida de subir o morro com o cântaro. Mas Jesus não vai para este lado. Ele quer salvar.
Adorar em Espírito e Verdade
A descoberta que a mulher faz deste Messias, tão à mão, lhe dá a chance de mudar de assunto e discutir questõesinhas. “Nossos pais adoraram Deus neste monte, mas vós dizeis que é em Jerusalém que se deve adorar... Acredite mulher que nem nesse monte nem em Jerusalém adorareis o Pai... e está chegando a hora em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em Espírito e Verdade”. A hora da salvação chegou, pois agora adoramos a Deus no Espírito Santo e na Verdade que é Jesus. Unidos a Ele pela fé batismal estaremos bebendo a Água Viva. Ao fim do diálogo Jesus acolhe os samaritanos. Ele realiza sua missão cumprindo vontade do Pai de dar a salvação. Os que se preparam para o batismo acolhem Jesus e recebem a Água viva e adoram em Espírito e Verdade.
A esperança não decepciona
            Os judeus no deserto se cansaram e reclamam da liberdade. Sempre a murmurar contra Deus e contra Moisés. Preferem a escravidão à liberdade. Moisés com o bastão bate na pedra e jorra a água. Cristo com a cruz, toca os corações e jorra a água viva (de seu seio jorrarão rios de água viva). Ele bate primeiro em seu próprio coração. Paulo pode proclamar na carta aos Romanos: “A esperança não decepciona, pois o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,5). Essa justificação não é mérito nosso, mas de Jesus que é a expressão do amor de Deus: “A prova que Deus nos ama é que Cristo morreu por nós, quando ainda éramos pecadores” (8). Os que vão ser batizados e nós que o fomos, podemos nos alegrar com este amor e adorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário