Pe. Flávio Cavalca de Castro, redentorista
|
Oração da manhã para todos os dias
Senhor meu Deus, mais um dia está começando. Agradeço a vida que se renova para mim, os trabalhos que me esperam, as alegrias e também os pequenos dissabores que nunca faltam. Que tudo quanto viverei hoje sirva para me aproximar de vós e dos que estão ao meu redor. Creio em vós, Senhor. Eu vos amo e tudo espero de vossa bondade. Fazei de mim uma bênção para todos que eu encontrar. Amém.
As reflexões seguintes supõem que você antes leu o texto evangélico indicado.
Senhor, participo da alegria de Maria e Isabel. Alegro-me porque as escolhestes entre todas as minhas irmãs. Uma escolhestes para ser a mãe de João, que iria anunciar a salvação que estava a acontecer. A outra escolhestes para ser a mãe de vosso próprio Filho, a salvação que estava chegando, a esperança de tudo, o cumprimento das promessas do passado. Alegro-me por elas e por mim. Minha felicidade e minha alegria também são grandes, Senhor. Vós me amastes, escolhestes e chamastes antes ainda que eu existisse. Vós me fizestes conhecer e amar a Jesus, vós me unistes a ele na participação da mesma vida divina. Isso é muito mais do que poderia esperar ou desejar. Unido a Jesus, eu posso amar a meus irmãos, e ser amado por eles. Posso viver em paz e concórdia, sabendo que posso contar com eles e, mais ainda, com vosso amor e vossa proteção. Senhor, com Maria e Isabel eu me alegro porque sois bom. Amém.
17 –
Domingo – Assunção de N. Sra. – S.
Clara de
Montefalco, religiosa
Evangelho (Lc
1,39-56) “Maria entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Apenas Isabel ouviu
a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio...”
Há muitas idéias nessa narrativa que Lucas
faz da visita de Maria a Isabel. Notamos logo como o poder de Deus se manifesta
num ambiente familiar. Vemos o encontro de duas primas grávidas. Uma está
grávida de um enviado de Deus, a outra traz em si o Filho de Deus. Encontram-se
e alegram-se com o que Deus fez em seu favor. Mas, alegram-se mais ainda vendo
que estão participando de um mistério mais amplo: são portadoras da salvação
para a humanidade. O tom de alegria domina a cena. Isabel fala da felicidade de
Maria por ter acreditado no Senhor. Maria, aproveitando passagens das
Escrituras, diz como é grande sua alegria ao ver que se cumprem as promessas de
Deus, e louva o Senhor porque todos irão dizer que ela é feliz. Bendiz o poder
divino que vence os obstáculos da maldade humana, é fiel a suas promessas, e
oferece felicidade e salvação para todos que reconhecem sua fraqueza e
pequenez.
Oração Senhor, participo da alegria de Maria e Isabel. Alegro-me porque as escolhestes entre todas as minhas irmãs. Uma escolhestes para ser a mãe de João, que iria anunciar a salvação que estava a acontecer. A outra escolhestes para ser a mãe de vosso próprio Filho, a salvação que estava chegando, a esperança de tudo, o cumprimento das promessas do passado. Alegro-me por elas e por mim. Minha felicidade e minha alegria também são grandes, Senhor. Vós me amastes, escolhestes e chamastes antes ainda que eu existisse. Vós me fizestes conhecer e amar a Jesus, vós me unistes a ele na participação da mesma vida divina. Isso é muito mais do que poderia esperar ou desejar. Unido a Jesus, eu posso amar a meus irmãos, e ser amado por eles. Posso viver em paz e concórdia, sabendo que posso contar com eles e, mais ainda, com vosso amor e vossa proteção. Senhor, com Maria e Isabel eu me alegro porque sois bom. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário