(✝︎)Colônia, Alemanha, 663
Martirológio Romano: Em Colônia, na Austrásia, atual Alemanha, São Cuniberto, bispo, que após as invasões bárbaras renovou a vida eclesiástica e a piedade dos fiéis na cidade e em todo o território.
Diversos relatos sobre a vida deste santo foram escritos na Idade Média, mas infelizmente nenhum deles é historicamente confiável em seus mínimos detalhes. Cuniberto, um bispo importante e santo, cresceu na corte do governante franco Clotário II. Ordenado sacerdote, foi primeiro arquidiácono de Trier e, por volta de 625, foi nomeado para a sé episcopal de Colônia. Tornou-se tão importante que foi considerado arcebispo, embora essa cidade só tenha se tornado uma sé metropolitana no final do século VIII. Cuniberto também serviu como conselheiro do rei. Em 634, o filho de Clotário, Dagoberto I, proclamou seu filho, São Sigiberto III, Rei da Austrásia, mesmo que o menino tivesse apenas quatro anos de idade. O santo bispo tornou-se um dos tutores do menino.
Através de uma carta de São Bonifácio, sabemos que Cuniberto estava profundamente preocupado com a evangelização da Frísia, mas sua principal preocupação era o cuidado pastoral de sua diocese. Portanto, nos últimos anos de sua vida, ele abandonou a vida na corte para se dedicar inteiramente aos seus fiéis. Após sua morte, seus restos mortais foram sepultados na igreja de São Clemente, que ele havia construído em Colônia e que foi imediatamente renomeada em sua homenagem.
Autor: Fabio Arduino

Nenhum comentário:
Postar um comentário