No dia da festa de Maximiliano Kolbe (1894-1941) recordamos outro franciscano, que viveu seis séculos antes: o Beato Santo Brancorsini de Urbino. Nascido em Montefabbri em 1343, Giansante - este é o seu nome secular - viveu uma situação semelhante à do Fra Cristoforo de Manzoni. Aos 20 anos, de fato, ele matou um parente com uma espada. Embora ele tenha agido em legítima defesa, o fato o chocou. Ele se aposentou como parente dos Frades Menores no convento de Scotaneto. Ele pediu a Deus que sofresse a mesma dor infligida ao homem que ele matou. E uma ferida se abriu em sua perna. Ele morreu em 1394. (Avvenire)
Martirológio Romano: Perto de Montebaroccio, na região de Marche, o Beato Sante da Urbino Brancorsini, irmão leigo da Ordem dos Menores.
Filho de Giandomenico e Eleonora Ruggeri, nasceu em Montefabbri (Urbino) em 1343 e foi batizado com o nome de Giansante. Ele frequentou o ensino médio em Urbino, mas depois escolheu uma carreira militar. Aos 20 anos, para se defender do assalto de um parente, ele o feriu mortalmente com sua espada. Atormentado pelo assassinato involuntário, ele deixou a vida militar e retirou-se para os Frades Menores como um simples converse (1362), no convento de Scotaneto (Montebaroccio). Ele viveu uma vida de penitência e humildade e muita devoção ao s. Missa, a Virgem e a Eucaristia
Ele tinha a tarefa de mestre de noviços. Para acentuar sua expiação, ele pediu a Deus que sofresse a dor sofrida por seu parente no mesmo lugar onde ele o havia golpeado. Na verdade, uma ferida se abriu em sua perna direita da qual ele nunca se curou. Ele morreu em 1394 com fama de santidade e com vários milagres ocorridos após sua morte.
Em 1769, cerca de 400 anos depois, perseverando sua fama de santidade, o arcebispo de Urbino fez um reconhecimento dos restos mortais e os colocou em uma capela com seu nome.
Em 1770, o Papa Clemente IV aprovou seu culto e a Congregação dos Ritos em 22 de setembro de 1822 o estendeu às dioceses de Pesaro, Urbino e Fano. Sua festa ocorre em 14 de agosto.
Autor: Antonio Borrelli
Nenhum comentário:
Postar um comentário