quinta-feira, 28 de agosto de 2025

Virgem Santa Florentina Festa: 28 de agosto Século VII

Irmã de três santos: Leandro, Fulgêncio e Isidoro de Sevilha. Ela era abadessa do mosteiro beneditino de Ecija, Espanha.
Martirológio Romano: Em Sevilha, na Andaluzia, na Espanha, Santa Florentina, uma virgem bem versada em disciplinas eclesiásticas, a quem os irmãos Isidoro e Leandro dedicaram tratados de doutrina distinta. 
Ele provavelmente nasceu em Cartagena em uma data não especificada (545 ou 550) e, por volta de 554, mudou-se para Sevilha com seus pais e irmãos. Leandro e São Fulgêncio. Com a morte de seus pais, Fiorentina criou seu outro irmão, Santo Isidoro. Ainda jovem, ele entrou em um mosteiro em Bética, cuja tradição identifica com Santa Maria do Vale, na cidade de Écija, onde São Fulgêncio era bispo. São Leandro dedicou-lhe, depois de 575, o tratado De institutione virginum et de contemptu mundi, conhecido como a Regra de São Leandro. Leandro, uma adaptação da Regra Beneditina para freiras que foi amplamente divulgada nos mosteiros femininos no início da Idade Média. Inteligente e versada em ciências eclesiásticas, a seu convite Santo Isidoro escreveu e dedicou a ela o tratado teológico-exegético De fide catholica contra Iudaeos. Lia. a tradição também diz que ela era a chefe de seu mosteiro de Écija e ocupava o governo de quarenta ou cinquenta outros mosteiros. O local e a data de sua morte (610 ou 612) também são incertos. Por algum tempo ela foi enterrada na catedral de Sevilha (igreja dos Santos Justa e Rufina) junto com seus irmãos St. Leandro e s. Isidoro, como atesta um epitáfio autêntico; mas com a invasão árabe, seu corpo, com os restos mortais de seu outro irmão, St. Fulgêncio foi transferido para Berzocana (Cáceres). Não há evidências de um culto antigo a ele; Muitas vezes é confundido com um S. Mártir de Fiorenza não é mais bem identificado. Somente a partir do século XV seu Ofício aparece nos Breviários locais (commune virginum). Ela é a padroeira da diocese de Plasencia, que celebra sua festa em 14 de março (aniversário da tradução); suas relíquias também são veneradas em Múrcia e El Escoriai. O Martirológio Romano, que a comemorou em 20 de junho, a comemora em 28 de agosto. 
Autor: Isidoro da Villapadierna 
Fonte: Bibliotheca Sanctorum

Nenhum comentário:

Postar um comentário