Faz parte dos 117 mártires do Vietnam canonizados 19 de Junho de 1988.
Nos primeiros anos de evangelização do Vietnam, a semente da fé foi misturada com o sangue dos Mártires. Ao longo de mais de cem anos, esse sangue foi derramado, tanto pelos membros do clero local, que assim se uniram ao clero missionário, como pelos leigos recem-convertidos e massacrados por aplicação de mais de cinquenta decretos que contra eles foram produzidos.
(Fonte: Mártires do Vietnam, 1745-1862, site do Vaticano, "A Igreja do Vietnam fecundada pelo sangue dos mártires")
Sacerdote e mártir
Martirológio Romano: Na Cochinchina, São Pedro Nguyen Van Luu, sacerdote e mártir, que no tempo do imperador Tu Duc foi condenado à morte e subiu alegremente ao cadafalso († 1861).
Biografia Curta
Ele nasceu em Go-vap (Tonkin) em 1812, quando jovem aspirou ao sacerdócio e estudou no seminário de Penang. Ele serviu pela primeira vez como catequista na fronteira com o Camboja e foi credenciado por seu zelo. Uma vez ordenado, ele foi para o distrito de Mac Bac e mais tarde foi nomeado pároco de Sa-Dec, mudando-se para My-Tho.
Animador exemplar das comunidades cristãs, comprou guardas prisionais para poder entrar e dar os sacramentos aos presos cristãos. Isso acabou lhe rendendo sua prisão e detenção. Ele se recusou a apostatar, apesar das ameaças e tormentos, e foi decapitado em 7 de abril de 1861 em My-Tho. Ele foi canonizado junto com outros 116 mártires vietnamitas em 19 de junho de 1988.
ANO CRISTÃO
Edição 2005 Autores: Lamberto de Echeverría (†),
Bernardino Llorca (†)
e José Luis Repetto Betes Editora:
Biblioteca de Autores Católicos (BAC)
Volume IV Abril ISBN 978-84-7914-686-3
Nenhum comentário:
Postar um comentário