terça-feira, 22 de abril de 2025

Sotero de Roma Papa, Mártir (+ 296)

São Sotero foi o 12º papa entre 166 e 174.
 
De origem grega, Sotero nasceu em Nápoles. Conhece-se muito pouco deste papa, a não ser que seu pontificado foi marcado por seu zelo pela doutrina e pelas obras sociais. Tradicionalmente é lembrado pelos católicos por ter en-viado esmolas para muitas igrejas em todas as cidades onde os cristãos eram perseguidos. O pontificado de Sotero coincide com o governo romano de Marco Aurélio, o “imperador filósofo”, sob o qual foram cruelmente perseguidos os cristãos. Datam dessa época os martírios de Felicidade e Perpétua, de Justino, de Policarpo de Esmirna — todos estes canonizados pela Igreja — e de milhares de fiéis. De uma carta de Dionísio, bispo de Corinto: “precisamos e apreciamos hoje a grande caridade do papa Sotero para com os perseguidos, seus cuidados paternais em época tão difícil”. Durante o seu pontificado, opôs-se com rigor aos hereges montanistas, cuja expansão representava um perigo iminente para a verdadeira fé. Atacando um abuso que, por influência herética, se ia introduzindo nas comunidades, proibiu que as mulheres tocassem nos vasos e ornamentos sagrados e que oferecessem incenso durante as cerimónias. No corrente do mês de Dezembro do ano que precedeu o seu martírio, ele tinha ordenado, segundo o costume dos seus antecessores, dezoito sacerdotes, nove diáconos e onze bispos. As suas cartas às demais Igrejas eram guardadas e lidas com veneração. O Papa Sotero foi sepultado no cemitério que mais tarde veio a chamar-se de São Calixto. 
(†)175 Ele foi Papa de 166 a 175. Nascido em Fondi, na Campânia, mas atualmente na província de Latina, de uma família de origem grega, sempre teve muito cuidado em manter relações estreitas com os cristãos que viviam além do Mar Adriático. Não está excluído que já naquela época tivesse surgido a possibilidade de uma opinião diferente sobre a interpretação do pensamento teológico de Cristo, ou seja, o embrião de um cisma, que infelizmente aconteceria mais tarde. Sotere (ou Soter), no entanto, tentou manter a comunhão da fé cristã unida, apesar do calcanhar de um imperador como Marco Aurélio. Sob seu pontificado, surgiram ideias montanistas heréticas. O pontífice, por outro lado, estabeleceu uma ordem diaconal feminina, também para respeitar os ritos gregos de memória mais antiga e com eles para salvaguardar o pensamento cristão. Seus restos mortais parecem ter sido enterrados primeiro ao lado dos restos mortais de Pedro, depois transportados para as catacumbas de San Calisto e, sob o papado de Sérgio II, transferidos para a igreja de San Silvestro em Roma. Mais tarde, de San Silvestro para a igreja de San Sisto e depois parcialmente dispersa até acabar em Toledo.
Martirológio Romano:
Em Roma, São Sotérus, papa, cuja excelente caridade para com seus irmãos e irmãs, pobres peregrinos, afligidos pela pobreza ou condenados a trabalhos forçados, é celebrada por São Dionísio de Corinto. 
Proclamado santo em algum momento, seu nome não aparece mais no Calendário Universal. Nascido em Fondi, Campânia, mas atualmente na província de Latina, de uma família de origem grega, sempre teve muito cuidado em manter relações estreitas com os cristãos que residiam além do Mar Adriático (nota do editor: já considerada a Igreja Cristã do Oriente), também por meio de obras de caridade. Não está excluído que já naquela época tivesse surgido a possibilidade de uma opinião diferente sobre a interpretação do pensamento teológico de Cristo, ou seja, o embrião de um cisma. o que infelizmente acontecerá mais tarde. Soterus, no entanto, tentou manter a comunhão da fé cristã unida, apesar do calcanhar de um imperador como Marco Aurélio. Sob seu pontificado, surgiram ideias heréticas "montanistas" (nota do editor: heresia frígia, de raízes gaulesas, que remonta ao seu precursor - Montano, de origem judaica ... e, em seguida, para a nova Jerusalém que desceu do céu estava a se estabelecer a leste de "Filadélfia" ... - Palestina - . Os primeiros pregadores desse pensamento foram Masimilla e Priscilla / Prisca). O pontífice, por outro lado, estabeleceu uma ordem diaconal feminina, também para respeitar os ritos gregos de memória mais antiga e com eles para salvaguardar o pensamento cristão. Seus restos mortais parecem ter sido enterrados primeiro ao lado dos restos mortais de Pedro, depois transportados para as catacumbas de San Calisto, sob o papado de Sérgio II transferidos para a igreja de San Silvestro em Roma. Mais tarde, de San Silvestro para a igreja de San Sisto e depois parcialmente dispersa até acabar em Toledo. 
Autor: Franco Prevato

Nenhum comentário:

Postar um comentário