quarta-feira, 1 de março de 2023

Giovanna(Joana) Maria Bonomo Abadessa 1 de março

Beneditina abençoada!
Abadessa benedictina em Bassano, mística!
(*)Asiago, Vicenza, 15 de agosto de 1606 
(+)Bassano, Vicenza, 1 de março de 1670 
A vida da Beata Giovanna Maria Bonomo estava repleta de sinais transcendentais, mas quase sempre eles não eram compreendidos, tanto que em certo momento até o confessor pensou que essa freira originária de Asiago era louca. Por trás daquela loucura, no entanto, havia um profundo caminho espiritual e, no final, ficou claro: naquela mulher, Deus oferecia uma mão estendida a todos aqueles que buscavam consolo. Giovanna Maria Bonomo nasceu em 1606 e a partir de 1612 foi criada e educada pelas Clarissas de Trento, onde queria ficar. Vicissitudes alternadas levou-a em 1621 ao mosteiro beneditino de Bassano, onde fez sua jornada mística. Martirológio Romano: 
Em Bassano, Vêneto, a Beata Giovanna Maria Bonomo, abadessa da Ordem de São Bento, que, rica em dons místicos, partilhou de corpo e alma as dores da Paixão do Senhor. 
Ela nasceu em Asiago na casa de seu pai no centro do país em 15 de agosto de 1606, de Giovanni, um rico comerciante, cuja família tinha posses não só em Asiago, mas também em países vizinhos, e da Virgínia da família nobre do Ceschi de Borgo Valsugana. Ela tinha apenas dez meses de idade quando, diz-se, de repente recebeu do Céu o uso da palavra, para desviar seu pai de uma má ação. Aos cinco anos já tinha penetrado, por inspiração divina, o mistério da presença eucarística. Ainda criança, aprendeu latim muito bem sem a ajuda de professores ou repetentes. A Beata tinha apenas seis anos quando sua mãe morreu em 1612 e em 1615 seu pai, incapaz de atender dignamente à sua educação, levou-a para Trento no mosteiro de Santa Chiara, liderado pelas Clarissas que forneceram a Bonomo uma educação de acordo com os costumes da época, baseada na religião, literatura, música, bordado e dança. Com apenas nove anos de idade, isto é, com uma idade excepcional para aqueles tempos, ela foi admitida em sua Primeira Comunhão. Naquela ocasião, Joana Maria pronunciou um voto de virgindade ao qual permaneceu fiel pelo resto de sua vida. Aos doze anos de idade, Maria escreveu a seu pai sua intenção de se tornar uma freira da Clarissa e permanecer em Trento. Giovanni Bonomo a princípio impediu em todos os sentidos a vocação de sua filha, ele a fez retornar a Asiago para começar sua vida de casada, mas no final ele consentiu com o desejo de sua filha reservando-se no entanto para escolher pessoalmente a ordem e o mosteiro Na igreja de Santa Chiara em Trento ela era uma noviça e aos domingos ela acompanhava a missa com o som do violino, atraindo muitas pessoas para a igreja, fora dos muros. Finalmente, com a idade de quinze anos, em 21 de junho de 1621, Maria entrou no mosteiro beneditino de San Girolamo in Bassano. O nome de Joana Maria foi-lhe imposto e em 8 de setembro de 1622 ela fez sua profissão dos votos de pobreza, castidade e obediência. Então começou o caminho para a perfeição seguindo os três caminhos tradicionais: purificador, iluminador e sensível. Sua vida foi repleta de visões celestiais e por cerca de sete anos ele teve "muitas graças" e foi capaz de desfrutar de alegrias celestiais, especialmente em suas frequentes experiências místicas, que se tornaram mais intensas quando ele recebeu a Comunhão. O privilégio de alcançar o ponto culminante da experiência divina, em diálogo com o Salvador, implicou também a provação de grandes tribulações no corpo e no espírito. Aos vinte anos, durante um dos habituais êxtases, Jesus colocou no dedo o anel do casamento místico, desde então, durante alguns anos, desde quinta-feira à tarde até à noite de sexta-feira ou sábado de manhã, reviveu em êxtase todos os momentos e todas as dores da Paixão de Cristo. Ele também recebeu os estigmas! Esses fenômenos, por um lado, a encheram de alegria, mas, por outro, a angustiaram, porque a fizeram aparecer aos olhos dos outros "o que ela não é", como ela mesma disse. Ela orou intensamente até que lhe foi concedida a graça de que os estigmas desapareceriam e que os êxtases só aconteceriam à noite, permitindo-lhe assim levar uma vida normal no mosteiro. Ele também tinha o dom da bilocação. A fama de santidade que se espalhou, despertou a oposição de algumas irmãs, a confessora e a Cúria de Vicenza que durante sete anos a proibiram deVou ao salão e escrevo cartas. Até mesmo o confessor a considerava "louca" e chegou ao ponto de proibir sua Comunhão, até que um dia a Partícula Sagrada foi trazida a ela por um Anjo. Naquela época, ela também foi atingida por doenças físicas: febres periódicas e depois contínuas, ciática, etc. A situação mudou nos últimos vinte anos de sua vida. Ela foi autorizada a retomar a correspondência e também foi eleita abadessa em junho de 1652. Em 1 de agosto de 1655 foi eleita priora até 1664, quando foi novamente eleita abadessa. Ele ensinou às freiras que a santidade não consiste em fazer grandes coisas, mas em fazer coisas simples e comuns perfeitamente. Muitos, até nobres, recorreram a ela em busca de conselhos e muitos necessitados desfrutaram de sua grande caridade, virtudes que, juntamente com humildade e paciência heroica, eram as características de sua vida. Mas ela agora estava velha, cheia de méritos, mas também cheia de dores, sob cujo peso ela finalmente dobrou os joelhos cansados em Bassano em 1º de março de 1670 O centro de sua espiritualidade, que começou na escola franciscana e foi concluída na escola beneditina, mas com influências carmelitas e inacianas, está centrado na figura de Cristo, o esposo místico, contemplado nas fases mais salientes da sua vida terrena, como também se pode deduzir dos seus escritos, entre os quais as "Meditações sobre a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo" e as numerosas cartas que sobreviveram. Muitas curas milagrosas foram atribuídas à sua intercessão, tanto que em 1699 foi introduzido o processo de beatificação, que terminou em 9 de junho de 1783, quando ela foi solenemente beatificada por Pio VI com grande alegria da população de todo o Vêneto e, em particular, de Bassano e Asiago, que aclamaram sua padroeira. O último prodígio ocorreu em sua terra natal durante a Primeira Guerra Mundial, quando, apesar dos furiosos bombardeios que destruíram toda a Asiago, a estátua dedicada a ela em 1908 em frente ao seu local de nascimento, permaneceu inexplicavelmente intacta. O Martyrologium Romanum comemora-a a 1 de Março. Em Asiago é comemorado em 26 de fevereiro. 
Autor: Franco Sella

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