Evangelho segundo São Mateus 5,1-12a.
Naquele tempo, ao ver as multidões, Jesus subiu ao monte e sentou-Se. Rodearam-no os discípulos,
e Ele começou a ensiná-los, dizendo:
«Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.
Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.
Bem-aventurados os humildes, porque possuirão a Terra.
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.
Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por amor da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.
Bem-aventurados sereis quando, por minha causa, vos insultarem, vos perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós.
Alegrai-vos e exultai, porque é grande nos Céus a vossa recompensa».
Tradução litúrgica da Bíblia
Monge de Constantinopla
Catequese 47
Rejubila, assembleia de Deus!
Rejubilai, pois, sem cessar no Senhor (cf Fil 4,4), meus filhos muito amados. Rejubilai, peço-vos, cidadãos dos Céus, embora exilados neste mundo, habitantes da Jerusalém celeste (cf Gal 4,26), embora banidos dos assuntos deste mundo, herdeiros do reino dos Céus, embora deserdados e não tendo parte nos prazeres terrenos! Rejubilai, viajantes cheios de ardor, por sofrerdes, em nome dos mandamentos divinos, o exílio e maus tratos em terra estrangeira! Rejubilai, vós, que sois os últimos segundo o mundo, mas senhores de bens que ultrapassam o nosso intelecto (cf Fil 4,7)!
Rejubilai, nobre companhia, reunida por Deus, assembleia unida de alma e coração, que, animada pelo amor filial e o amor fraterno, replica neste mundo o coro dos anjos! Rejubilai, vós, que trabalhais por Deus, gente apostólica. Rejubilai, vós que vos encheis de alegria uns aos outros, tomando cada um como sua a boa fama dos seus irmãos, vós em quem não há inveja, nem rivalidades, nem ciúmes, mas paz, caridade e vida comum; na verdade, não digo que não sejamos atacados, mas que não nos deixamos abater pelas maquinações de Satanás.
Sim, meus filhos, reunidos por Deus, alimentai-vos do alimento do Espírito e bebei a água dada pelo Senhor; quem vier a possuir esta água nunca mais terá sede, pois ela será para ele uma fonte que jorra para a vida eterna (cf Jo 4,14). Mais um pouco e teremos vencido. E seremos felizes, como felizes serão chamados os locais, os pais e as pátrias que vos terão gerado (cf Lc 11,27-28).
Nenhum comentário:
Postar um comentário