terça-feira, 20 de outubro de 2020

REFLETINDO A PALAVRA - “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
52 ANOS CONSAGRADO
45 ANOS SACERDOTE
Há uma bela tradição
em nossa vida espiritual de fazer sobre si a santa Cruz e dizer as belas palavras: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Temos a Santa Cruz colocada nas beiras das estradas, no alto das torres, nas salas, dependuradas sobre o peito, colocadas sobre os túmulos. A Cruz domina o espetáculo da vida do mundo como dominou o espetáculo da morte do Senhor Jesus. Fazemos a Cruz sobre nós dizendo as belas palavras da oração de invocação à Trindade: Em nome doPai do Filho e do Espírito Santo. Por que esta bela devoção do povo cristão? Todas as celebrações da liturgia têm como início a invocação à Trindade e o gesto da Cruz. Por que agimos assim? Deve haver um fundamento que justifique esta nossa atitude tão simpática. 
A Santíssima Trindade é a fonte da vida e o ponto de chegada de toda vida. “Em Deus nós temos a vida, porque nÊle vivemos, e nos movemos, e existimos” (Atos 17,28). Quando dizemos em nome do Pai, do Filho e do Espírito, não estamos dizendo a palavra Pai, mas estamos proclamando que naquele momento nos conscientizamos de que estamos no Pai, no Filho e no Espírito, pois o nome significa a pessoa na sua totalidade. Na realidade, para se falar deste mistério, precisamos vivê-lo com intensidade. Só assim eu poderia ousar falar dele. Mas procuremos juntos.  
Jesus no evangelho fala da permanência da Trindade em nós: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada. (Jo 14,23). A partir do momento em que amamos, temos a presença da Trindade em nós. O que significa amar? Não se trata de um simples sentimento. Ama aquele que orienta sua vida pela Palavra de Jesus, seu Evangelho. Posso até não saber expressar meu sentimento para com Deus, posso não ter jeito para determinadas manifestações. Contudo, o que Deus quer é a manifestação através da prática concreta da Palavra do Evangelho. Qual o filho que agrada o pai? Aquele que obedece, mesmo que tenha dito que não faria aquilo que o pai manda (Mt 21,28-31). Deus não pede muitas palavras, mas uma prática sincera e coerente do evangelho. Desde modo a Trindade Santa permanece em nós. 
Permanecer em nós significa ter a vida de Deus. Jesus diz: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim” (Jo 6.56-57). Deus vive em nós e nós vivemos Nele a partir de nossa decisão de aceitá-lo na fé, nos sacramentos, no acolhimento da Palavra e em nosso quotidiano. Esta permanência não é uma localização em determinado lugar, mas uma união de vida a vida. Todo nosso ser está unido a Deus. Quando fazemos o sinal da Cruz estamos proclamando esta nossa união com Ele. Deste modo nossas ações são feitas em Deus, por Ele e para Ele. 
ARTIGO REDIGIDO E PUBLICADO 
EM JUNHO DE 2002

Nenhum comentário:

Postar um comentário