terça-feira, 19 de novembro de 2019

EVANGELHO DO DIA 19 DE NOVEMBRO

Evangelho segundo São Lucas 19,1-10. 
Naquele tempo, Jesus entrou em Jericó e começou a atravessar a cidade. Vivia ali um homem rico chamado Zaqueu, que era chefe de publicanos. Procurava ver quem era Jesus, mas, devido à multidão, não podia vê-l’O, porque era de pequena estatura. Então correu mais à frente e subiu a um sicómoro, para ver Jesus, que havia de passar por ali. Quando Jesus chegou ao local, olhou para cima e disse-lhe: «Zaqueu, desce depressa, que Eu hoje devo ficar em tua casa». Ele desceu rapidamente e recebeu Jesus com alegria. Ao verem isto, todos murmuravam, dizendo: «Foi hospedar-Se em casa dum pecador». Entretanto, Zaqueu apresentou-se ao Senhor, dizendo: «Senhor, vou dar aos pobres metade dos meus bens e, se causei qualquer prejuízo a alguém, restituirei quatro vezes mais». Disse-lhe Jesus: «Hoje entrou a salvação nesta casa, porque Zaqueu também é filho de Abraão. Com efeito, o Filho do homem veio procurar e salvar o que estava perdido». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
Santa Teresinha do Menino Jesus 
(1873-1897) carmelita, 
doutora da Igreja 
Carta 137 
«Zaqueu, desce depressa, 
que Eu hoje devo ficar em tua casa» 
Celina, que mistério é a nossa grandeza em Jesus. [...] Eis o que Jesus nos mostrou ao fazer-nos subir à árvore simbólica de que há pouco falei. E agora, que ciência irá ensinar-nos? Não nos ensinou já tudo? [...] Ouçamos o que nos diz: «Descei depressa, que Eu hoje devo ficar em vossa casa». Olha! Jesus manda-nos descer. [...] Mas até onde desceremos? Celina, tu sabe-lo melhor do que eu, todavia deixa-me dizer para onde devemos agora seguir Jesus. Naquele tempo, os judeus perguntaram ao nosso Divino Salvador: «Mestre, onde moras?» e Ele respondeu-lhes: «As raposas têm as suas tocas, as aves do céu os seus ninhos, e Eu não tenho onde descansar a cabeça». Eis até onde devemos descer para podermos servir de morada a Jesus: sermos tão pobres que não tenhamos onde descansar a cabeça. Vê, minha Celina querida, o que Jesus fez na minha alma durante o retiro. [...] Compreendes que se trata do interior. [...] O que Jesus deseja é que O recebamos no nosso coração. Certamente que ele já eestá vazio de criaturas, mas infelizmente, sinto que o meu não está completamente vazio de mim e é por isso que Jesus me ordena que desça. Ele, o Rei dos reis, humilhou-Se de tal maneira que o seu rosto ficou oculto e ninguém O reconhecia; também eu desejo ocultar o meu rosto, desejo que só o meu bem-amado possa vê-lo, que seja Ele o único a contar-me as lágrimas, que ao menos no meu coração Ele possa repousar a sua cabeça querida, sentindo que aí é conhecido e compreendido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário