quinta-feira, 15 de junho de 2017

REFLETINDO A PALAVRA - “A Palavra se fez Carne”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
1038. É um fato histórico
                        Houve quem comentasse sobre a presença de Jesus na Eucaristia. Às vezes a hóstia é tão pequena. A pessoa respondeu: “O amor não precisa de espaço”. O mundo sempre apreciou seus deuses grandiosos. Quando Deus se fez um de nós, assumindo nossa carne para se manifestar, chocou seu povo que não O aceitou por ser pequeno.  É demais para quem quer grandeza, um Deus criança tão frágil. Deus não é um acontecimento da imaginação ou de fadas ou de uma historinha. É um fato histórico, acontecido em um dia, com a presença de pessoas que deram o testemunho. Ele não é um homem que foi divinizado, nem uma idéia que gerou uma narrativa simbólica. João Evangelista escreve em sua carta: “Aquele que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com nossos olhos, o que contemplamos, e nossas mãos apalparam do Verbo da vida - porque a vida manifestou-se: nós vimos e damos testemunho e vos anunciamos esta vida eterna que estava com o Pai e apareceu a nós – o que vimos e ouvimos vo-lo anunciamos” (1Jo 1,1-3). João conta um fato que testemunhou, tocou e viu. Este estava junto do Pai e apareceu e se manifestou a nós para gerar comunhão com Deus em sua pessoa. A Encarnação de Jesus é um fato, como outros fatos que aconteceram na história, e nós acreditamos. Jesus se fez presente em nossa condição humana, frágil, pequena e até sem expressão. Por isso foi recusado, pois gostamos de grandiosidades mirabolantes, mesmo que sejam inventadas. Às vezes acreditamos em teses modernas, como certos livros de grande vendagem, e não acreditamos nos testemunhos dos que viram ao vivo ou receberam de seus próximos que puderam testemunhar. No mínimo é falta de critério.
1039. Deus entre nós
            A história o afirma, a fé o confirma: Deus se fez presente entre nós. É o maior acontecimento de todos os tempos da história. É o sentido pelo qual existem o mundo e a história. Não precisamos saber como foi feito o mundo, mas sabemos por que foi feito: Para que Deus viesse até ele para nos dar a participar de sua Vida, que é o sentido de tudo. Esse mistério é de total importância. Se nós o desconhecermos, Deus não desconhecerá e sempre estará aberto ao encontro com Ele. Como seria bom se soubéssemos perceber mais e melhor este mistério da Encarnação. “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós e nós vimos sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e verdade” (Jo, 1,14).
1040. Um caminho para a vida
            A presença de Deus no mundo é um fato, mas é também um caminho de vida, pois nosso modo de viver tem que corresponder a este mistério revelado: Quanto mais Deus penetra nossa vida, mais nós penetramos a sua. Deus caminha em direção ao homem, e nós caminhamos em direção a Ele. E, do mesmo modo participamos dos planos de Deus de mostrar amor e vida aos mais abandonados. A espiritualidade do Advento nos convida a buscar sempre mais as opções de Jesus para podermos continuar sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário