Santa Ketevan era a esposa do rei Davi de Kakezia e mãe do sucessor deste último, o rei Teimuraz. Ela foi perseguida por sua fé pelo rei da Pérsia, o xá muçulmano Abbas I, e passou quase dez anos presa na cidade de Shiraz. Aqui Ketevan conheceu alguns missionários agostinianos portugueses, que ficaram tão impressionados com sua fidelidade ao cristianismo que propuseram sua canonização ao papa após sua morte. Por muito tempo presa e diante da alternativa entre a conversão ao Islã e a morte, Ketevan não hesitou em se entregar a seus algozes que a mataram após longas torturas em 12 de setembro de 1624. As relíquias deste santo mártir e soberano georgiano também são veneradas pela Igreja Católica.
A Igreja georgiana recorda na data de hoje, 25 de setembro, correspondente a 12 de setembro no calendário juliano, o mártir Ketevan, um dos santos mais populares da Geórgia.
Ketevan era a esposa do rei Davi de Kakezia e mãe do sucessor deste último, o rei Teimuraz. Ela foi processada por causa de sua fé ortodoxa pelo rei da Pérsia, o xá muçulmano Abbas I, e passou quase dez anos presa na cidade de Shiraz. Aqui Ketevan conheceu alguns missionários agostinianos de Portugal, que ficaram tão impressionados com seu testemunho de fidelidade ao cristianismo que propuseram sua canonização pelo papa de Roma após sua morte.
Depois de tê-la mantido presa por muito tempo sem nunca ver sua fé ou a de seus companheiros fracassarem, o Xá decidiu colocá-la diante da alternativa entre a conversão ao Islã e a morte. Ketevan não teve dúvidas e se entregou em paz a seus algozes, que não a pouparam de uma longa série de torturas antes de infligir o golpe decisivo.
Ketevan morreu em 12 de setembro de 1624, e sua fama se espalhou muito além da igreja georgiana. Parte de seus restos mortais foram de fato trazidos para as Índias Ocidentais por missionários católicos; fala-se de suas relíquias chegando à cidade belga de Namur.
A mártir Ketevan, por causa de sua história singular, representa de maneira emblemática a unidade da Igreja que já existe quando há homens e mulheres que testemunham ao extremo sua fidelidade ao Evangelho.
ORAÇÃO
Atingido pelo desejo de Deus,
você suportou muitos sofrimentos
e suportou corajosamente
todos os tipos de torturas.
Você que, em vez
de um reino
terreno efêmero, ganhou
o reino infinito dos céus.
três vezes Beato Ketevan,
rogai a Cristo Deus
pela salvação de nossas almas.
Fonte:
O Livro das Testemunhas
São Ketevan(SANTA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário