Nascido e bispo de Poitiers a partir de 1107, dedicou-se zelosamente ao cuidado do seu rebanho, promovendo a reforma do clero e da vida religiosa. Ele era um fervoroso defensor da Igreja Romana e co-fundador da Ordem de Fontevrault. Deposto injustamente em 1112, ele foi absolvido pelo Papa e reintegrado. Ele morreu no exílio em 1115, deixando um exemplo de fé e compromisso. Ele foi canonizado em 1861.
Martirológio Romano: Em Poitiers, na Aquitânia, França, São Pedro, bispo, que favoreceu o nascimento da Ordem de Fontevrault e, injustamente removido de sua sé, morreu no exílio em Chauvigny.
Pedro nasceu em Poitiers, Aquitânia, França, em 1067. Filho de uma família nobre, recebeu uma excelente educação, estudando teologia e filosofia. Ele se tornou cônego da catedral de Poitiers e se distinguiu por sua piedade e zelo apostólico.
Em 1107, Pedro foi eleito bispo de Poitiers. Durante o episcopado, dedicou-se com grande empenho ao cuidado pastoral da sua diocese, promovendo a reforma do clero e da vida religiosa. Ele era um fervoroso defensor da Igreja Romana e se opôs vigorosamente às heresias de seu tempo.
Pedro desempenhou um papel importante na fundação da Ordem de Fontevrault. Em 1100, ele conheceu Robert d'Arbrissel, um eremita itinerante que pregava penitência e conversão. Peter ficou impressionado com o fervor de Robert e ofereceu-lhe sua proteção e apoio. Juntos, eles fundaram a abadia de Fontevrault, um mosteiro duplo que acolhia homens e mulheres sob a mesma regra.
Em 1112, Pedro foi injustamente acusado de simonia e deposto de sua sé. Ele apelou para o Papa Pascoal II, que o absolveu das acusações e o reintegrou em seu cargo. No entanto, Pedro não pôde mais retornar a Poitiers e passou o resto de sua vida no exílio em Chauvigny, onde morreu em 1115.
Pedro de Poitiers foi canonizado em 1861 pelo Papa Pio IX. Sua memória litúrgica é celebrada em 4 de abril.
Autor: Franco Dieghi

Nenhum comentário:
Postar um comentário