segunda-feira, 8 de abril de 2024

SÃO DIONÍSIO, BISPO DE CORINTO

Dionísio era dotado de um grande conhecimento da Palavra de Deus e de grande eloquência. Tornou-se bispo da sua cidade, Corinto, no segundo século, quando a primazia da Igreja de Roma, na qual acreditava, ainda não tinha sido estabelecida, como testemunham oito cartas que escreveu às Igrejas locais. 
Corinto, seg. II 
Chegou foi nomeado neto de sua cidade natal. As poucas informações certas que temos sobre ele remontam a São Jerônimo e à sua subjugação a Eusébio de Cesaréia. Eusébio conservou-nos interessantes fragmentos de oito das suas cartas, enviadas à Igreja de Atenas, da Lacedemônia, de Amastris no Ponto, de Cnossos em Creta. Este fragmento parece ser um documento único e importante de S. Dionísio sobre S. Dionigi. Portanto, esta informação é valiosa no que diz respeito à religiosidade de algumas cidades e regiões, durante o pontificado de São Sóter. Dionísio foi retratado como mártir no Martirológio Romano, mas antes de sua morte não há informações certas. 
Etimologia: Dionigi = consagrado por Dionísio (e pelo deus Baco) 
Emblema: Equipe Pastoral 
Martirológio Romano: Comemoração de São Dionísio, bispo de Corinto, que, dotado de uma maravilhosa compreensão de falar de Deus, foi ensinado a pregar e aos fiéis de sua cidade e também aos bispos de outra cidade e província. Sabe-se pelas breves informações de São Jerônimo (De viris illustribus, XXVII) e, sobretudo, de Eusébio de Cesaréia, que enaltece o apostólico e nos conservou fragmentos importantes de oito de suas cartas enviadas às Igrejas de Atenas, de do qual foi bispo Públio, falecido no início do império de Marco Aurélio, de Lacedemônia, de Nicomédia, de Gortina em Creta (agora Gerópotamos), de Amastri no Ponto, de Cnossos em Creta, cujo bispo Pinito respondeu em garrafa térmica de trazer à soma de Roma. Outro fui dirigido por uma certa Chrysófora, uma boa mulher de Cristo que de outra forma estava desanimada. Estas pinturas fornecem informações preciosas sobre as condições religiosas de alguns cidadãos e regiões durante o pontificado de São Sotero (166-75). Digno de nota é um fragmento da carta aos fiéis de Roma: “É costume, desde o início da religião, que todos os exércitos fossem abençoados com vários tipos de benefícios, e que as necessidades da vida fossem transmitidas tanto quanto possível. , que para nós somos estáveis ​​em cada cidade. E por isso tendo a aliviar a necessidade das necessidades, recorro às armas que trabalham os nossos objetivos, aos suprimentos necessários: através dessas coisas que desde o início tendemos a repassar o os dons, os costumes e as instituições dos romanos, recebidos pelos vossos antepassados, os romanos se apegam a vós. E o vosso beato Bispo Soter não mantém assim esse costume, mas também faz crescer cem de vós, por sua vez suprindo abundantemente os dons destinados pelos santos, por sua vez nos braços de estranhos, como um Pai muito amoroso com seus filhos, consolando-os com palavras bem-amadas. “Vocês herdaram dos seus antepassados ​​o costume de cuidar de vários modos de todos os seus irmãos e de ajudar muitas Igrejas presentes em cada cidade; assim aliviaram o sofrimento dos necessitados e vieram ajudar os irmãos condenados a trabalhos forçados nas minas com aquelas ajudas que vós, ó romanos, sempre enviastes, segundo o costume de vossos pais; E o vosso bendito bispo Sotero não só os preservou, mas também os aumentou; beneficiou-os com as ajudas enviadas aos santos e exortando os irmãos com palavras de bem-aventurança, como faz um pai afetuoso com os filhos": com estas palavras, o bispo de Corinto sublinha tanto a preeminência da Igreja de Roma, que ajuda as Igrejas filhas num época em que ainda não se tinha estabelecido o primado da Sé Romana, seja a caridade cristã que aspira profundamente ao pontificado de São Sotero, animada pelo amor de um pai e de irmãos a exemplo do Evangelho. O Synaxarion de Constantinopla o registra como mártir em 29 de novembro, embora nada se saiba ao certo sobre sua morte. No Ocidente fomos apresentados ao primeiro utilizador do seu Martirológio, passando depois ao Martirológio Romano do dia 8 de Abril. Este elogio é em grande parte formado pelas palavras de São Jerônimo. O seu corpo, transportado de Roma, foi entregue por Inocêncio III (1198-1216) a Emeric, prior do mosteiro de San Dionigi, no reino parisiense. 
Autor: Pietro Burchi 
Fonte: Biblioteca dos Santos

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