São Telêmaco (português brasileiro) ou São Telémaco (português europeu) (Roma, 391) foi um monge que, de acordo com o historiador da Igreja Teodoreto, tentou parar uma luta de gladiadores em um anfiteatro romano, e foi apedrejado até a morte pela multidão. O cristão imperador Honório, no entanto, ficou impressionado com o martírio do monge o que estimulou-o a emitir uma proibição histórica de lutas de gladiadores. A última luta de gladiadores conhecida em Roma foi em 1 de Janeiro de 404 d.C., pelo que esta é geralmente dada como a data do martírio de Telêmaco.
Morreu no ano de 400 DC. Era um monge eremita que veio para Roma do Leste. A “Historia Eclesiástica” escrita por Theodoret conta de um monge acético de nome Telemachus que tentou acabar com as lutas dos gladiadores no Anfiteatro em Roma, que eram cruelmente anticristãs. Um dia ele entrou na arena para separar os combatentes e foi morto e cortado em pedaços pelos furiosos gladiadores atendendo a ordem do prefeito Alipius. Mas em m conseqüência disto o Imperador Honório aboliu tais lutas e declarou Telemachus um mártir.
A Martirologia Romana conta de um certo Almachius que foi morto pelos gladiadores quando ele protestou contra suas superstições e seus sacrifícios oferecidos aos ídolos pagãos. Alguns estudiosos dizem que a adoração de ídolos condenada por Almachius e os jogos romanos por Telemachus são idênticos, mas outros contestam dizendo que são dois diferentes santos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário