quarta-feira, 4 de outubro de 2023

REFLETINDO A PALAVRA - “Não morrerá para sempre”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+)
REDENTORISTA NA PAZ DO SENHOR
Jesus é Vida
 
O salmo penitencial “de profundos abismos clamo a Vós, Senhor, escutai minha voz” (129), tão rezado na vida da Igreja, revela a consciência da presença do sofrimento, do mal e da morte. Nossa vida, às vezes, nos leva às portas da morte; de vez em quando parece que acabou toda a esperança. Mesmo que não estejamos no pecado, assim mesmo, a morte nos assusta. Por outro lado, o salmo reafirma a esperança: “no Senhor ponho minha esperança, espero em sua palavra”. O cristão não tem a morte como opção. Ele optou pela Vida. Jesus é Vida. A narrativa da ressurreição de Lázaro proclama o núcleo da vida e missão de Jesus: Ser Vida e dar a Vida a todos. Ele dissera: “Eu vim para que tenham Vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10). Jesus esperou que Lázaro estivesse morto e em decomposição: já há 4 dias que está morto, diz Marta. Não havia mais esperança para o amigo. Ele poderia não tê-lo deixado morrer, mas quis mostrar que está acima da morte e é Senhor da Vida. Essa vida é dada a quem tem fé. Marta crê na ressurreição após morte. Mas Jesus dá a vida agora: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. Todo aquele que vive crê em mim, não morrerá jamais. Crês isso?” (Jo 11,25-26). Marta responde que crê, não que Jesus ressuscite o irmão, mas “eu creio firmemente que Tu és o Messias, o Filho de Deus que devia vir ao mundo” (27). Esse milagre de Jesus é prenúncio de sua Ressurreição. Esta será o maior sinal que levará à fé. É fundamental para a fé cristã crer que Jesus ressuscitou dos mortos; creio que “Ele ressuscitou ao terceiro dia”. Este evangelho é a continuação dos dois domingos anteriores: Jesus é a Água Viva, é a Luz, é a Vida. Tudo isso nos dá o Batismo. A ressurreição de Lázaro é a explicação do que acontece conosco no Batismo. Por isso dizemos que somos novas criaturas, que nascemos de novo, que temos a Vida Eterna; que não morreremos jamais. 
O Espírito dará a Vida 
Rezamos no prefácio: “Compadecendo-se da humanidade que jaz na morte do pecado, por seus sagrados mistérios Ele nos eleva ao Reino da Vida Nova”. É o resultado da Ressurreição de Jesus: dá vida aos que estão mortos pelo pecado e é garantia de Vida Eterna aos que creram e foram batizados. O Espírito Santo garante esta vida: “Se Cristo está em vós, embora vosso corpo esteja ferido de morte por causa do pecado, vosso espírito está cheio de vida, graças à justiça” (Rm 8,10). Mesmo tendo as marcas do pecado, temos a certeza da vida. Mais ainda: Apesar de passar pela morte, temos a ressurreição que leva à vida. O Espírito vivificará nossos corpos. Ezequiel profetiza: “Porei em vós o meu espírito para que vivais” (Ez. 37,14). 
Caminhar com o mesmo amor 
A oração da missa apresenta o modo como fazer o seguimento de Cristo, de modo particular neste tempo de Quaresma. Como Ele nos convidou a tomar a cruz e segui-lo, convida-nos também a ter sua mentalidade: viver no amor dar a vida por amor. O seguimento de Cristo é sustentado pela prática dos sacramentos, como rezamos: “Compadecendo-se da humanidade, que jaz na morte o pecado, por eu sagrados mistérios (sacramentos) Ele nos eleva ao Reino da Vida Nova” (Prefácio). A fé em Jesus ressuscita de toda a morte do pecado, dá-nos a Vida de Jesus que é a Vida Eterna. Em cada sacramento, nós recebemos a vida de acordo com o símbolo pelo qual ele se realiza. 
Leituras: Ezequiel 3712-14; Salmo 129; 
Romanos 8,8-11; João 11,3-7.17-20.33b-45. 
1. Os textos da liturgia e de hoje nos fazem ver a profundidade de morte que existe em nós e no mundo. Se nos faz sentir o mal da morte, dá-nos a certeza da esperança para aquele que crê. Os textos querem nos fazer compreender que a fé nos dá a Vida de Jesus que é ressurreição. O milagre da ressurreição de Lázaro dá-nos a garantia que Jesus é o Senhor da Vida, pois Ele é a Vida. Cremos na Ressurreição, pois a recebemos pelo Batismo. 
2. A Ressurreição é garantia de vida para os que creram. O Espírito Santo garante esta Vida. Ele nos tira do pecado e realiza a ressurreição após a morte. O Espírito vivificará nossos corpos como profetiza Ezequiel. 
3. Seguir Jesus é viver sua vida. Nós o faremos com o mesmo amor com o qual Ele foi até o Calvário, entregando-se à morte por amor. Os sacramentos da Igreja nos elevam para esta vida. 
O defunto voltou 
Nem podemos imaginar o que aconteceu quando Lázaro saiu do sepulcro. Era uma gruta cavada na rocha. Ele saiu. Só depois que Jesus mandou desamarrar as faixas para ele andar. Como saiu? Imaginemos o sururu que foi. Isso não é o mais importante. Jesus hoje nos ensina que Ele é a Vida, pois pôde dar a vida a Lázaro. O evangelho de hoje quer nos explicar que Ele nos dá a Vida através do Batismo. Ele já é nossa ressurreição por sua morte e ressurreição ele nos deu a Vida. Para nós que cremos, Ele nos convida a levar nossa cruz com o mesmo amor com que Ele a carregou. Só assim teremos condição de dizer que vivemos a vida de batizados. Os sacramentos que recebemos realizam em nós essa vida.
Homilia do 5º Domingo da Quaresma (03.04.2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário