segunda-feira, 2 de outubro de 2023

REFLETINDO A PALAVRA - “Eu creio, Senhor!”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+)
REDENTORISTA NA PAZ DO SENHOR
Lavar para ver
 
Na leitura do texto de Samuel temos uma orientação para a celebração de hoje: ver como Deus vê. Deus disse a Samuel: “Não olhes para sua aparência nem para sua grande estatura. Não julgo segundo os critérios do homem: O homem vê as aparências, mas o Senhor olha o coração” (1Sm 16,7). Jesus, ao abrir os olhos ao cego de nascença, sem que ele o pedisse, indica que, ver com os olhos de Deus é dom da fé. Passamos a ter os critérios de Deus para ver, não somente para enxergar. Ver no sentido de contemplar Deus e a salvação de Jesus. Jesus abre os olhos a um cego. Era a festa dos Tabernáculos na qual se celebrava a entrega da Lei de Deus a Moisés. Jesus é a nova lei. Ele envia o cego a lavar-se na piscina de Siloé que significa enviado. Pelo batismo o catecúmeno lava-se em Cristo, o Enviado de Deus. Na dinâmica litúrgica do ano A, continuamos a temática batismal. Nesse domingo os catecúmenos são chamados de “iluminados”. Participam da Luz de Cristo. Por isso lemos o evangelho da cura do cego de nascença. Nunca viu a luz. O milagre quer mostrar a passagem das trevas completas para a luz completa. “Éreis trevas e agora sois luz no Senhor” (Ef 5,8). Paulo diz que a luz se manifesta através de obras da Luz. A quem é batizado, é dito: “Desperta tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e sobre ti Cristo resplandecerá” (14). O barro feito com saliva que Jesus passa nos olhos do cego, simboliza dar vida. Na criação do homem Deus dá vida soprando sobre barro. O homem vive de Deus que lhe dá a vida. Jesus manda o cego lavar-se. O batismo lava. O batizado vive em Deus que é Luz; Jesus diz: “Eu sou a luz do mundo”. Toda cegueira clama por luz. A cegueira do mal e do pecado clama por luz que liberte. Jesus é a luz que se oferece. Depois do ato de fé, o cristão vive na Luz. Este milagre, mais que cura, é um sinal da Glória Divina. 
O Senhor é meu Pastor 
Jesus é a luz do mundo que, “pelo mistério da Encarnação, conduziu à luz da fé a humanidade que caminhava nas trevas” (prefácio). O sentido do salmo 21, usando a imagem do pastor, se realiza em Jesus que conduzirá às águas do Batismo. Neste rito são lavados os olhos para ver como Deus vê. O ato de fé abre os olhos. O Batismo nos introduz neste “campo” do bom Pastor, isto é, a Vida Eterna. O fundamental do texto é mostrar que Jesus é o Filho de Deus. A resposta de quem tem o novo olhar é dizer: “Eu creio, Senhor” (Jo 9,38). A escolha de quem é chamado à fé é feita por Deus. Não temos mérito, como Davi. Davi é ungido com o óleo. A unção do cego é com a saliva, mais preciosa que o óleo, significa que é doado o que há de melhor na pessoa. É a nova criação, lembrando o gesto de Deus que sopra sobre o homem feito do barro para que tenha vida (Gn 2,7). Jesus põe saliva sobre os olhos do cego para que, sendo lavado, receba a visão plena com o ato de fé. O barro simboliza a fragilidade que é transformada que é elevada à participação da Luz que é Jesus. 
A festa que se aproxima 
Na perspectiva da festa da Páscoa temos a temática da alegria da salvação que se aproxima: “Iluminai nossos corações com o esplendor de vossa graça” (Pós-Comunhão). Ser iluminado é a condição do cristão. Renovar-se é aplicar nos olhos da fé a Água Viva do Batismo, como fazemos na renovação das promessas. Celebrando a Ressurreição do Senhor, preparados pela Quaresma, podemos renovar nossa fé na Páscoa e dizer: “Eu creio, Senhor!” Neste domingo, chamado da alegria da Páscoa que se aproxima, podemos abrir nossos olhos e ver as maravilhas que Deus fez por nós em Jesus enviado por Ele. 
Leituras:1Samuel 16,1b.6-7.10-13ª;Salmo 22;
Efésios 5,8-14;João 9,1.6-9.13-17.34-38. 
1. No 4º Domingo da Quaresma somos orientados a ver com os olhos de Deus, como o faz na escolha de Davi. Tendo os critérios de Deus passamos não só enxergar, mas a ver. O símbolo da cura do cego está ligado ao Batismo que nos lava para ver de dizer: eu creio. É a ressurreição daquele que crê.
2. Jesus é luz do mundo. Pelo mistério da Encarnação conduziu à luz da fé a humanidade que andava nas trevas. Nós o contemplamos no salmo do Bom Pastor. Ele nos leva às águas. Deus escolhe gratuitamente, como a Davi. Davi é ungido com o óleo, aquele que crê não recebe uma unção externa, mas tudo o que Deus tem de bom, simbolizado na saliva. Temos aí o dom da fé. 
3. Neste domingo vivemos a alegria da salvação da Páscoa que já se aproxima na Páscoa. Pedimos a iluminação para ver melhor e professar mais profundamente nossa fé. Podemos abrir os olhos e ver as maravilhas de Deus. 
Enxergar para ver 
O tempo da Quaresma é um tempo que nos faz lembrar o Batismo, isto é, renovar nossa vontade de seguir Jesus. Por isso lemos o milagre no qual Jesus cura um cego passando o barro feito com a saliva sobre seus olhos. Entendemos também a razão de ser cristãos: mistura perfeita saliva e terra: Deus usando o homem ara salvar homem. Depois mandou lavar os olhos na fonte chamada Siloé, que quer dizer enviado. Ele é o Enviado de Deus que, pelo batismo lava nossos olhos para vermos através da fé. Ficamos assim iluminados. Vendo pela fé, enxergamos melhor. Aprendemos a ver como Deus vê. A história da escolha de Davi revela que os critérios da fé são outros. Deus vê o coração. Nós vemos a aparência. O salmo do bom pastor nos explica que, ser levado à águas do batismo é como ser conduzido pelo pastor para bons lugares. Deus nos introduz na vida eterna. Somos iluminados por Cristo. 
Homilia do 4º Domingo da Quaresma (03.04.2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário