abade em Ourscamp, em França.
Nome: Beato Gilberto de Citeaux
Título: Abade
Nascimento: Inglaterra
Falecimento: Diocese de Troyes, França
Aniversário: 17 de outubro
Martirológio: edição de 2004
Tipo: Comemoração
De origem inglesa, tornou-se cisterciense, provavelmente no mosteiro de Ourscamp; conheceu São Bernardo de Claraval, para tentar imitá-lo em tudo. Foi abade em 1147 de Swineshead por 20 anos e em 1163 foi eleito abade de Citeaux. Em 1167 renunciou à abadia devido à pressão que o rei Henrique II exerceu sobre os cistercienses, que se aliaram a São Tomás Beckett.
Sua doutrina condensada em sermões reflete uma intensa vida espiritual. Esteve atento às correntes teológicas de seu tempo, citando casos negativos como o cisma do Antipapa Victor. Era grande o seu amor pela vida monástica e especialmente pela vida cisterciense. Seus biógrafos acreditam que foi a perseguição de Henrique II por seu apoio a São Tomás que o forçou a exilar-se no mosteiro cisterciense de Pontigny.
Embora não haja provas, parece ter-se retirado para o mosteiro de L'Arrivour, na diocese de Troyes, sufragânea de Clairvaux, onde faleceu. Embora apareça como santo no Martirológio Romano em espanhol, ele é tão bem-aventurado quanto aparecem nos Martirológios em inglês, francês, alemão, italiano e latim.
MARTIRÓLOGO ROMANO.
Em Toulouse, novamente na França, aniversário da morte do Beato Gilberto, abade de Cister, que, de origem inglesa, era um homem de alta ciência e defendeu São Tomás Beckett no exílio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário