segunda-feira, 10 de julho de 2023

SANTAS ANATÓLIA E VITÓRIA, MÁRTIRES

O culto das duas jovens nobres romanas, que recusaram o matrimônio por se consagrarem a Deus, remonta aos séculos VI a VII. Os dois pretendentes deram de presente a Anatólia e Vitória, suas propriedades, em Sabina, onde foram veneradas, após o martírio, durante as perseguições de Décio. 
O culto dos dois jovens nobres romanos, Anatólia e Vitória, que recusam o casamento por serem consagrados a Deus, remonta aos séculos VI-VII. particularmente venerado depois de seu martírio sofrido durante as perseguições de Décio. 
Etimologia: Anatólia = proveniente da Anatólia, região do Oriente.
Martirológio Romano: Em Sabina in Lazio, santas Anatólia e Vitória, mártires. 
ANATOLIA, AUDACE E VITÓRIA, santos mártires. 
Uma primeira menção da Anatólia está no De Laude Sanctorum (Cap.XI,in PL.XX,col.453)" composto por volta de 396 por Vittrice de Rouen (330-409). O Santo figura ali entre os taumaturgos. No início do século VI, encontramos Anatólia e Vitória lembradas juntas no Martirológio Geronimiano em 10 de julho: "VI idus iulii in Savinis Anatholiae Victoriae"; Victoria também é lembrada sozinha em 19 de dezembro: "In Savinis civitate Tribulana Victoriae". Pouco depois, os dois Santos aparecem retratados nos mosaicos de S.Apollinare Nuovo em Ravenna, lado a lado, no meio dos mais ilustres mártires do Ocidente, com S.Paolina à esquerda, S.Cristina à direita, em aquela majestosa procissão que rende homenagem a Cristo com suas coroas. Finalmente, temos uma Passio ss.Anatoliae et Audacis et s., datável do século VI ou VII. Victoriae, que foi lido por Adelmo (m.709) e depois por Bede (m. 735), que dele derivou, o primeiro o poema em louvor aos dois santos, o segundo os louvores, para Anatólia e Audace em 9 de julho , para Vitória em 23 de dezembro, em seu martirológio. Os elogios a Bede, resumidos em Adonis e em Usuardo, foram aceitos quase inteiramente pelo barão no Martirológio Romano, que situa precisamente Anatólia e Audace em 9 de julho e Vittoria em 23 de dezembro. O Passio é um verdadeiro centone, onde ressurgem ideias e detalhes das "paixões" de Nereo e Achilleo, Calogero e Partenio, Rufina e Seconda, Giovanni e Paolo e tantos outros, como bem demonstrou Raschini. Segundo a Passio, Anatólia e Vittoria, jovens romanos de famílias nobres, recusaram-se a casar com dois patrícios por serem consagrados a Deus. Monteleone Sabino na Via Salaria), Anatólia perto de Tora. Depois de vários eventos, aos quais a imaginação do hagiógrafo se entregou, Vittoria foi morta e enterrada em uma caverna: a Anatólia mal sobreviveu. Um soldado, Audace, recebeu ordens de matá-la, trancando-a em um quarto com uma cobra. O réptil saiu ileso do Santo, enquanto se lançava sobre Audace que entrara, no dia seguinte, na sala para verificar sua morte. Mas a Anatólia salvou Audace da serpente e Audace tornou-se cristão; portanto, ambos foram mortos à espada. O martírio dos dois santos e de Audace é fixado pela Passio na época de Décio (249-51). Por escasso que seja o valor deste texto, o culto dos dois Santos é muito antigo e, a partir do séc. VI-VII, Audace se junta a eles, dos quais não é possível, porém, garantir se é um personagem real ou uma criação do hagiógrafo. Sabina sempre foi o centro do culto onde o martírio deve ter ocorrido: Trebula Mutuesca (Monteleone Sabino) para Vittoria, Tora para Anatólia e Audace. Mais tarde, o culto se espalhou para outros lugares seguindo as traduções das relíquias. O corpo de S.Vittoria foi transferido no ano 827 pelo abade Pietro di Farfa, fugindo dos sarracenos, na região de Piceno, no Monte Matenano: foi então trazido de volta a Farfa em 20 de junho de 931 pelo abade de Farfa Ratfredo , mas na área de Piceno o culto ao Santo permaneceu muito vivo. Os corpos da Anatólia e Audace em meados do século. X foram encontrados na zona rural de Tora pelo abade sublacense Leone e transferidos para Subiaco. Em período não especificado, um braço de S. Anatolia foi transportado para a diocese de Camerino, em uma cidade que desde então se chama Santa Anatolia (hoje Esanatoglia) na prov. de Macerata. Os Documentos do Regesto Farfense, Sublacense, Tiburtino, mencionam frequentemente igrejas e bairros com o nome dos dois Santos. E ainda hoje na zona rural de Sabina, no Tiburtino e na zona de Subiaco, é notável a devoção popular aos dois Santos. eles frequentemente citam igrejas e distritos que levam o nome dos dois santos. E ainda hoje na zona rural de Sabina, no Tiburtino e na zona de Subiaco, é notável a devoção popular aos dois Santos. eles frequentemente citam igrejas e distritos que levam o nome dos dois santos. E ainda hoje na zona rural de Sabina, no Tiburtino e na zona de Subiaco, é notável a devoção popular aos dois Santos. Os corpos dos Santos. Anatólia e Audace ainda descansam em Subiaco na basílica de S.Scolastica, sob o altar do Sacramento. Acima está uma bela pintura do século XVII representando o Santo no ato de libertar Audace da cobra. A cabeça de S.Anatolia, bem como a de S.Vittoria, conservam-se, no entanto, no Sacro Speco. E a imagem das duas santas, que aparece no arco de entrada da Santa Gruta num afresco da escola romana do século XIII, parece conduzir os fiéis ao místico lugar santificado pela presença da grande Santa de Núrcia. Outra imagem da Anatólia, da escola sienense do séc. XIV, está na parede direita da Scala Santa do mesmo Santuário, perto da Grotta dei pastori. 
Autor: Benedetto Cignitti 
Fonte: Bibliotheca Sanctorum

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