quarta-feira, 7 de junho de 2023

São Pedro de Córdova - 7 de junho.

O santo de hoje viveu num tempo de grande perseguição. Foi no século IX, no ano de 851: um rei de outra religião estava impondo para os cristãos a renúncia de Cristo e a adesão a tal outra religião. Claro que muitos optaram pela fidelidade a Jesus, mesmo em meio às ameaças e perseguições. Pedro, fiel leigo, que foi para Córdova junto com outro amigo por causa dos estudos, deparou-se com aquela perseguição. Eles se apresentaram a um juiz, que questionou a fé daqueles cristãos. E Pedro respondeu testemunhando Jesus Cristo, falando sobre a verdadeira religião, da Salvação, do único Salvador. Aquele juiz não aceitou os argumentos e condenou Pedro e seus companheiros ao martírio. Eles foram com alegria, testemunhando a esperança da ressurreição. Foram degolados e depois tiveram seus corpos dependurados e queimados, e ainda tiveram suas cinzas lançadas num rio, para que ninguém os venerasse. Diante do testemunho desses mártires, peçamos a Deus a graça da fidelidade. 
São Pedro de Córdova e companheiros, rogai por nós!
Santos Pedro, Valabonso, Sabiniano, Vistremundo, 
Abenzius e Jeremias Mártires em Córdoba
Martirológio Romano: Em Córdova, na Andaluzia, na Espanha, os santos mártires Pedro, sacerdote, Valabonso, diácono, sabiniano, Vistremundo, Abenzio e Jeremias, monges, que durante a perseguição aos mouros morreram massacrados por Cristo.
É um grupo de seis mártires, mortos ao mesmo tempo e nas mesmas circunstâncias; eles são Pedro, Walabonsus, Sabiniano, Wistremund, Abenzius e Jeremias. Pedro sacerdote, nasceu em Astigi (hoje Ecija), na província de Sevilha; Diácono Walabonso, ainda muito jovem, nasceu em Elepha (hoje Niebla), na província de Huelva, seu pai era cristão, sua mãe era convertida do Islã. Juntamente com seus pais e sua irmã Maria, que morreu mártir cinco meses depois dele, ele veio para Córdoba e se estabeleceu na aldeia de Froniano, onde Walabonso foi educado sob a orientação do abade do mosteiro de São Félix. Tendo se tornado diácono, exerceu seu ministério junto com o padre Pedro e sob a direção do abade Frugelo, capelão do mosteiro feminino de S. Maria di Cuteclara, onde sua irmã Maria se tornara freira. Sabiniano e Wistremondo nasceram em Froniano e ambos eram monges do mosteiro de São Zoilo de Armilata, localizado nas montanhas de Córdoba. Abenzio Cordovese, tornara-se um monge mais maduro do que anos, no mosteiro de S. Cristóvão, levando uma vida reclusa, em grande austeridade e penitência. Jeremias também de Córdoba, já idoso, fundara o mosteiro duplo, isto é, ala masculina e ala feminina, de Tábanos, onde se retirou juntamente com sua esposa Isabel e outros membros da família; Era tio de St. Isaac e cunhado de St. Pomba também mártires. A história de seu martírio ocorreu durante a ocupação muçulmana em Córdoba, centro do califado de Ommiade (756-1091); os seis companheiros apresentaram-se ao juiz censurando-o pela morte de Isaac e Sancho recentemente martirizados; ofenderam Maomé e foram imediatamente condenados à decapitação, o único Jeremias foi barbaramente açoitado antes da execução, que ocorreu para todos os seis, em 7 de junho de 851. Seus corpos, anteriormente expostos à indignação pública, foram queimados depois de alguns dias e as cinzas foram espalhadas no rio Guadalquivir. Festa comemorativa para todos no dia 7 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário