terça-feira, 9 de maio de 2023

REFLETINDO A PALAVRA - “Senhora Aparecida, rogai por nós!”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+)
REDENTORISTA NA PAZ DO SENHOR
Revestida de sol
 
As leituras da festa de Nossa Senhora Aparecida continuam a tradição de ver em Maria a Mulher vestida de Sol e a suplicante rainha Ester. São exemplos (tipos) da Mãe de Jesus no meio de seu povo. A oração da Missa interpreta a festa sob o ponto de vista nacional, suplicando pelo “povo brasileiro para que, fiel a sua vocação e vivendo na paz e na justiça, possa chegar à pátria definitiva”. N.S.Aparecida foi coroada como rainha (08.09.04) e padroeira do povo brasileiro (29.11.30). Este patronato tem o sentido de ser protetora e, ao mesmo tempo, indicadora de caminhos para crescimento do Reino de justiça e paz em nossa Pátria. Por isso ela aparece esplendorosa, vestida de sol, com a lua debaixo dos pés (Ap 12,1). A beleza desta Rainha atrai milhões de peregrinos todos os anos a seu Santuário, sem contar as inúmeras capelas, imagens e devoções que o povo cria para manifestar sua resposta de amor. Esta Mulher continua, em seus filhos, sendo perseguida pela serpente (Ap 12,15) que quer devorá-los. É a gente humilde e sofredora que sofre as conseqüências do pecado instituído na sociedade. A beleza de Maria estimula o povo brasileiro a restaurar a vida de seus filhos através de programas concretos de eliminação da miséria e de toda a maldade dos poderosos, como canta no Magnificat: “Derrubou os poderosos de seus tronos e elevou os humildes, saciou de bens os famintos e despediu os ricos de mãos vazias” (Lc 1,52,53). Mas D. Helder colocava a vocação do povo nas palavras: “Nem ricos, nem pobres, todos irmãos”. Diz também, que os pobres de hoje não sejam ricos opressores amanhã. O povo que ama Nossa Senhora saberá ser irmão.
Qual é o teu pedido? 
O milagre realizado no casamento, em Caná, no contexto desta celebração da Padroeira, é uma Palavra de Deus que ensina o poder amoroso de Maria em adiantar a hora de Jesus e atender às necessidades do povo. A rainha Ester assumiu as dores de seu povo ameaçado de morte e não recusou correr e arriscar-se pelo bem do povo e pede ao rei Assuero: “Se ganhei tuas boas graças, ó rei, e se for de teu agrado, concede-me a vida – eis o meu pedido! E a vida de meu povo – eis o meu desejo” (Est 7,13). Qual é o pedido de Maria para nosso povo: ‘A vida em todas suas etapas e com condições para todos’. Quem é devoto de Nossa Senhora Aparecida, só o será, se participar desse seu dom. Maria, Mãe do Filho de Deus, suplica por seus filhos. 
Índios, negros e brancos 
“Dai ao vosso povo, sob o olhar de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, irmanar-se nas tarefas de cada dia para construção de vosso Reino” (pós-comunhão). Esta é uma das metas da devoção. A própria imagem de N.S.Aparecida sintetiza esta união das raças que constituem o povo brasileiro: índio, negro e branco. Somando-se a esses os imigrantes, forma-se um povo. A imagem de Aparecida tem tipo branco, pois é a Imaculada Conceição nos moldes portugueses. Ela é escura. É a cor dos negros que sofreram a escravidão e sofrem a discriminação. Ela tem cabelos longos lembrando o povo dizimado que continua ainda no sofrimento. Ela tem um sorriso materno nos lábios, acolhendo a todos. Suas mãos postas estão a significar sua oração pelo povo. Por isso, de todos os cantos ressoa bonito: “Dai-nos a bênção, ó Mãe querida, N.S.Aparecida”.
Leituras: Ester 5,1b-2;7,2b-3;Salmo 44; 
Apocalipse 12,1.5.13ª.15-16ª; João 2,1-11 
1. Os textos da liturgia têm duas direções: nas leituras a interpretação da festa a partir das figuras da Mulher vestida de sol e da rainha Ester. A oração tem aspecto nacional: pelo povo brasileiro para que viva na paz e na justiça. Maria é padroeira para indicar caminhos. A devoção não é algo só espiritual, mas tem que levar a criar programas de eliminação da miséria e da maldade dos poderosos. Não que haja uma reviravolta na sociedade, mas que todos sejam irmãos. 
2. O milagre no casamento em Caná é Palavra de Deus que ensina o poder amoroso de Maria em socorrer as necessidades do povo. Ester assumiu as dores do povo. Hoje, Maria pede que haja vida para todos e em todas as etapas. É verdadeiro devoto quem assume a missão de Maria. 
3. Irmanar-se nas tarefas de construção do Reino é a grande proposta de festa: índios, negros e brancos, como também imigrantes procurando formar um só povo. A imagem tem tipo branco, de cor escura, com cabelos longos, lembrando as tres raças. Com sorriso nos lábios ela acolhe a todos seus filhos e reza por eles. 
Barro que floresce 
Deus fez o homem do barro. A flor nasce bela da lama. A imagem de Nossa Senhora Aparecida foi pescada no Rio Paraíba. Paraíba, na língua indígena significa rio ruim. Já os índios diziam que o rio não prestava. E não melhorou. Ali foi pescada a imagem de N.Senhora. Nossa Senhora é um sinal para o povo de Deus sofrido. O barro cozido da imagem deixa-nos ver uma mãe, grávida, que oferece seu Filho, como lemos no Apocalipse. A imagem de N.S.Aparecida é a Imaculada Conceição, grávida. Sofrida, negra escrava, é a bela senhora que é fértil e nos dá o Filho Salvador. O povo ama Nossa Senhora porque ela, como a rainha Ester, está diante de Deus a rezar por ele. Ela tem as mãos postas em oração. Esse gesto impressionou muito a João Paulo II quando, ouvindo a narrativa do atentado que a destruiu, não danificou as mãos, deixando-as postas em oração. 
Uma Nota: Dois intelectuais austríacos, Von Martius e Spix, passaram por Aparecida nas vésperas do Natal de 1817. Deixam descrições sobre as romarias. Diz-se que Martius, vendo a fila dos romeiros beijando a imagem, disse: “Não podem todos eles estarem errados e eu certo”. Não sei da verdade do fato, mas os 10 milhões por ano não precisam de prova. 
Homilia da Festa de Nossa Senhora Aparecida (12.10.2009)

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