sábado, 21 de janeiro de 2023

REFLETINDO A PALAVRA - “Festa de todos os Santos”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+)
SACERDOTE REDENTORISTA
NA PAZ DO SENHOR
Uma festa de família
Depois vi uma multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas, e que ninguém podia contar” (Ap 7,9). Essa multidão é o motivo da festa de hoje. É uma festa de família na qual ninguém fica fora. Celebramos a festa dos santos, por exemplo, S. Francisco. Não há somente estes santos no Céu. Celebramos no calendário da Igreja os que são representativos. Não queremos esquecer os outros que viveram a mesma vida, mas não foram “colocados no altar”, isto é, canonizados. Esta festa quer lembrar todos os cristãos que viveram seu batismo e estão junto de Deus. Lembramos também os que não foram batizados e, vivendo no amor e na justiça, vivem em Deus. Lembramos os mártires que, mesmo, sem ter conhecido Cristo, deram a vida por Ele, como por exemplo, os abortados. Lembramos não só os mortos no mundo conhecido, mas todos os que, desde os inícios do mundo, procuraram viver o bem e o amor. Quantos? Só Deus sabe e a todos ama. Deus chama todos à santidade. O convite é universal e a Igreja oferece a todos o caminho seguro, que é Cristo. NEle podemos chegar ao Pai e, assim, a uma santidade excelente. Ser santo não é fazer milagre, não é ter um caminho especial nem ser diferente. Ser santo não é não ter pecado. Mas ter muita conversão. Há muitos que dão a vida no sofrimento. Outros dão a vida num cotidiano sofrido, mas coerente com a verdade. Outros escolhem caminhos de caridade e de dedicação que os identificam com Cristo em sua entrega ao Pai. Santidade é um processo de divinização no qual cada pessoa, lentamente, vai acolhendo em si a vida de Deus. É uma festa de família aberta a todos 
Caminho da felicidade 
Jesus, ao proclamar seu Evangelho, fazendo uma síntese de sua doutrina, inicia dando-nos o caminho da santidade. Esta santidade é apresentada como felicidade. A felicidade comece na terra e continua no Céu. As bem-aventuranças são uma página magnífica que traz a autobiografia que Jesus faz. Ele parece dizer: “Sejam o que Eu sou’. Proclama felizes, bem-aventurados, os pobres de Espírito, os mansos, os aflitos, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os puros de coração, os que promovem paz, os perseguidos por causa da justiça e por causa Dele. Não se trata de felicidade após a morte, mas felicidade que começa aqui. Ele dá o resultado destas atitudes que levam à felicidade: ter o Reino, herdar a terra, ser consolado, saciado, alcançar misericórdia, ver Deus, ser seus filhos e ter o Reino. É uma delícia ser santo! Claro que deve que haver uma limpeza para ir ao Céu: lavar as vestes, isto é, a vida, no sangue do Cordeiro que é Jesus. Vai haver cruz, como houve para Ele. É preciso imbuir-se de seu Espírito. Todos podem viver esta realidade, em qualquer circunstância, estado de vida, profissão, condições pessoais de cultura e saúde. 
Somos filhos de Deus 
Podemos viver a santidade de Deus, pois só Ele é santo, e porque nos deu a participar dela fazendo-nos seus filhos. João nos escreve: “Vede que grande presente de amor o Pai nos deu: Somos chamados filhos de Deus!” Seremos como Ele é. Todo o que espera Nele purifica-se a si mesmo, como também Ele é puro” (1Jo 3,1-3). A santidade é estar com Deus. Se existe este desejo, a santidade se realizará na vida de cada pessoa. Ser santo não é um privilégio, é um direito que o cristão tem e que se estende a todas as pessoas. Os santos na terra são as pessoas mais úteis, pois elas vivem Deus. Podemos querer melhor? 
Leituras: Apocalipse 7,2-4.9-14; Salmo 23; 
1 João 3,1-3; Mateus 5,1-12. 
1. A festa de Todos os Santos comemora todos os habitantes da cidade do Céu: desde o primeiro ser humano da criação até o de hoje, não somente os católicos, mas todo aquele que viveu no amor e na justiça. Os santos canonizados são um modelo particular que não exclui os outros. Deus chama todos à santidade, qualquer que seja sua condição. Ser santo não é ser diferente ou não ter pecado. É ter conversão. 
2. Jesus faz uma síntese de sua doutrina. Inicia dando-nos o caminho da santidade que é a felicidade. É sua autobiografia. Proclama felizes os pobres, os mansos... e mostra os resultados: receberão o Reino... É uma delícia ser santo. Por isso Jesus fala de felicidade. Mas para ser santo é preciso lavar as vestes no sangue do Cordeiro, isto é, na salvação que nos deu. Todos podem. 
3. Podemos viver a santidade de Deus, pois só Ele é santo, porque nos fez seus filhos. João diz que é um presente do amor de Deus. Santidade é estar com Deus. Se existir este desejo, a santidade se realizará na vida de cada pessoa. Ser santo é um direito. Os santos são as pessoas mais úteis, pois vivem Deus. 
Santos para mais de metro 
Celebrando a festa de Todos os Santos, estamos recordando todos os fiéis defuntos que estão na glória de Deus. É gente desde o primeiro homem até hoje. Deve ajuntar gente a perder de vista. Deve ter até mais gente que nos Infernos, pois não existe sinal de festa para o pessoal de lá. É muito mais fácil ser santo que pecador. Não dá dor de cabeça. Basta deixar Deus agir em nós e viver o espírito das bem-aventuranças. Deus faz sua parte, porque nos fez filhos seus. É tão fácil ser pobre, simples, com boas intenções, construtor da paz, misericordioso. Se a gente fosse mais santo, o mudo seria bem melhor para todos. 
Homilia de Todos os Santos (01.11.2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário