Quem disse que os padres são estrangeiros?
Quem disse que os padres não são bons?
Quem disse que somos traidores porque confessamos a religião dos padres?
Padre Boissel está aqui, agora, morto diante de nós. Sua vida é a resposta para nossas perguntas e nossa fé.
Se ele não é bom, porque o céu não o atingiu com um raio, a praga não o matou?
Por que ele se movia com impaciência e solicitude para ajudar seus filhos na aldeia de Hat-I-Et?
Era apenas o cuidado para com seus filhos, aqueles que ele amava, que o levava até eles, sem pensar em seu sangue, sua carne, sua vida.
Vocês, pessoas notáveis, os professores que conheceram e acompanharam o Padre Boissel, sabem e lembram que ele era um homem bom, generoso com as pessoas, com os necessitados. Mesmo que ele fosse um homem direto com palavras e que "espirrasse forte", lembram-se de sua bondade, que ele construiu em todos os lugares que passou.
"A terra que cobre o rosto por quinhentos anos não pode nos fazer esquecer o amor", diz o poeta, porque o padre Boissel era um exemplo, uma fonte do amor de Cristo por nós.
Nem a chuva que cai nem as águas ruidosas podem apagar a cor vermelha brilhante do sangue do padre Boissel, que marcou esta terra do Laos.
Homilia do Padre Pierre Douangdi para os funerais do Padre José Boissel, 8 de julho de 1969
Padre José Boissel, nasceu em uma família de camponeses bretões, aos quatorze anos, ficou órfão de pai. Entrou para a casa dos Missionários Oblatos de Maria e ordenado em 1937, aos vinte e oito anos, em La Brosse-Montceaux, França, foi enviado ao Laos no ano seguinte. Ele se estabeleceu na região de Xieng Khouang, que estava começando a se desenvolver. Mais tarde, mudou-se para Nong Het, uma estação avançada, quase na fronteira com o Vietnã, da qual teve que sair devido à guerra e que não seria mais reaberta.
Em março de 1945, ele foi feito prisioneiro pelos japoneses e transferido para Vinh com Monsenhor.Mazoyer. Retornando ao Laos em 1946, ele se estabeleceu novamente em Xieng Khouang e por vários anos foi responsável pela formação dos catecúmenos e dos neófitos de Ban Pha.
Entrou no Distrito Missionário de Paksane, permaneceu lá até o último dia, primeiro como chefe de Nong Veng, aldeia no campo de arroz, e depois, de 1963, até Paksane, no km 4, o famoso Lak-Si.
Mais tarde, ele cuidou de algumas aldeias refugiadas de Thai Deng e Khmu, onde chegava de jipe, apesar de ter problemas de visão, tendo perdido completamente o uso de um olho. Naqueles anos, viajar na estrada era arriscado.
Constantemente sob as ameaças da guerrilha, ele ainda tentava dar esperança.
"Na maior parte do tempo", escreveu ele, "chego com as mãos vazias e sofro com aqueles olhos brilhantes que vêm até mim, esperando por algum conforto material que eu não posso dar ... esmagado por tanta miséria, permanece a morte na alma , entristecido pela sua própria impotência”. Um dia, enquanto a luta chegava perto de sua aldeia, ele fugiu a cavalo: em uma mão segurava a rédea, na outra o cibório com a reserva eucarística.
Sábado, 5 de julho, às 4:30 da manhã, ele partiu mais uma vez, acompanhado por dois jovens missionários Oblatos. Eles caíram em uma emboscada. O Padre Boissel foi morto, enquanto os Oblatos, feridos, permaneceram por toda a vida marcados física e psicologicamente pela história dramática.
Um confrade escreveu alguns dias depois:
Padre Boissel, você está com a gente [...]. Essa morte violenta nos impressiona, uma morte na brecha, em plena missão apostólica, uma morte que o tocou muitas vezes, uma linda morte como missionário. Mas devemos reconhecer que toda a sua vida nos surpreendeu: a vida de um apóstolo com um coração ardente, uma vida sacrificada e consumada de um homem de Deus, a quem nada importava exceto proclamar Jesus Cristo aos pobres. Uma vida bem vivida, tão cheia de aventuras, plenamente frutífera, num coração tão jovem, que não nos fez perceber o cabelo branco e nos fez esperar ter você sempre conosco.
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