quinta-feira, 9 de junho de 2022

SANTOS PRIMO E FELICIANO, MÁRTIRES

Eram dois irmãos, nascidos na Sabina, martirizados sob as perseguições de Diocleciano e Maximiano. Seus restos mortais encontram-se entre os primeiros a serem transferidos para Roma, em 645, durante o pontificado de Teodoro, precisamente para a igreja de Santo Estêvão Protomártir, no Monte Célio. 
Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a esse temei. Lucas 12:5 
São Primo e São Feliciano eram irmãos e encorajaram-se um ao outro a praticar das virtudes cristãs. Eles foram presos por ordem de Diocleciano e Maximiano, mas um anjo abriu o julgamento do calabouço. Preso novamente, pouco depois, foram levados perante o pretor. Este separá-os, na esperança de assim mais facilmente superar a sua constância. Feliciano tentou primeiro, mas sem sucesso. Então, chamando Primo, disse: "Imite a sabedoria de seu irmão, tem obedecido os imperadores e agora está cheio de honras". "Um anjo, Feliciano respondeu, 'Eu sei o que aconteceu com meu irmão. Espero que seja digno de participar de seu martírio! "Irritado, o pretor condenou ambos a serem lançados aos leões, mas, esquecendo sua ferocidade natural, veio a torná-las partes. Finalmente decapitados, e estes dois irmãos, a quem as torturas não tinha conseguido separar, foram para desfrutar da mesma glória no céu, por volta de 297. Ore pela conversão dos pecadores. 
ORAÇÃO 
Senhor, dignai-vos conceder-nos a graça de sempre celebrar a festa de seus santos e mártires Primo Feliciano, de modo que seus votos irá nos assegurar os efeitos da sua protecção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém. 
Fontes: - Memorial de John Stephen Grosez, S.J. - Volume II, o Índice de Santos Padroeiros. 
 Fonte Web:

Nenhum comentário:

Postar um comentário