Martirológio Romano : No campo de concentração de Dachau, perto da cidade de Munique, na Alemanha, o beato Vicente Frelichowski, sacerdote, que durante a guerra, encarcerado em várias prisões, nunca vacilou na fé nem na sua missão pastoral. Cuidando de companheiros doentes, também adoeceu e, depois de muito sofrimento, passou a possuir a paz eterna .
Ele nasceu em Chemiza. Em 1927 ingressou no Movimento Escoteiro e logo aprendeu todas as suas virtudes típicas, especialmente seu espírito de solidariedade e companheirismo. Estudou no seminário Pelplin e foi ordenado sacerdote em 1937. Durante um ano foi capelão e secretário do bispo diocesano, e em 1938 foi enviado à paróquia da Bem-Aventurada Virgem Maria em Torum, como vigário e capelão do Escoteiros.

Foi beatificado por João Paulo II em 7 de junho de 1999, na Polônia, mas uma semana antes da beatificação dos 108 mártires poloneses do regime nazista. Embora o elogio do Martirológio Romano não mencione a palavra “mártir”, ele é beatificado como tal, como se pode ver no decreto correspondente (cfr. AAS 91 -1999- p. 992). Patrono dos Escoteiros Poloneses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário