segunda-feira, 1 de novembro de 2021

EVANGELHO DO DIA 1 DE NOVEMBRO

Evangelho segundo São Mateus 5,1-12a. 
Naquele tempo, ao ver as multidões, Jesus subiu ao monte e sentou-Se. Rodearam-no os discípulos, e Ele começou a ensiná-los, dizendo: 
«Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 
Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. 
Bem-aventurados os humildes, porque possuirão a Terra. 
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. 
Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 
Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. 
Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por amor da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. 
Bem-aventurados sereis quando, por minha causa, vos insultarem, vos perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós. Alegrai-vos e exultai, porque é grande nos Céus a vossa recompensa». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
São Teodoro Estudita(759-826) 
Monge de Constantinopla 
Catequese 
Sede santos de Deus! 
Sede, pois, bons uns com os outros (cf Ef 4,32), indulgentes, cheios de amor fraterno; suportai-vos uns aos outros com caridade (cf Ef 4,2); levai as cargas uns dos outros (cf Gal 6,2), cedei, perdoai; considerai-vos uns aos outros (cf Rom 12,10) com reverência, com piedade e temor de Deus. Se for essa a vossa conduta, se viverdes assim, sereis meus santos, ou melhor, santos de Deus, anjos de Deus neste mundo, adoradores do seu poder (cf Jo 4,23), ministros da sua glória, herdeiros do Reino dos Céus, companheiros dos santos, habitantes do paraíso, usufruindo dos bens consideráveis que vos foram reservados. É por isso que vos peço que sigais sempre em frente nos caminhos de Deus, que vos firmeis pelo vigor da sua força (cf Ef 6,10). Que a luz do conhecimento de Deus vos preceda em todos os movimentos e ações, que sejais governados por uma disposição pacífica e que a calma do amor fraterno reine em vós! Que o Senhor Deus vos abra uma porta de justiça (cf Sl 117,19) e um caminho de verdade (cf 2Pe 2,2), que Ele vos atraia a Si e vos abrase, que Ele faça de vós instrumentos que emitam sons harmoniosos para seu contentamento, que vos transforme em templos vivos e perfeitos nos quais Ele próprio habite, que vos conceda aqui em baixo o penhor da beatitude do alto (cf 2Cor 1,22). Que o Senhor, nosso Deus, guarde, restabeleça (cf 1Pe 5,10) e endireite o vosso caminho e as vossas obras, que Ele encha de graça, alegria e doçura os vossos corações santos, e assim vos torne dignos do Reino dos Céus no próprio Cristo, nosso Senhor, a quem sejam dadas glória e poder, com o Pai e o Espírito Santo, agora e para sempre, pelos séculos dos séculos, ámen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário