Sinal do pão
O evangelista João não narra a instituição da Eucaristia na Santa Ceia como os outros evangelistas. O motivo é simples. Já era do conhecimento das comunidades a prática da Ceia, chamada “Fração do Pão”. João escreve pelo ano 100. Em seu texto sobre o Pão da Vida dá o sentido da Eucaristia. No início do texto temos a afirmação: “Estava próxima a Páscoa dos judeus” (Jo 6,4). Dá-nos a dimensão pascal: “Antes da festa da Páscoa e a hora de passar para o Pai’ (Jo 13,1). Sem esse contexto, a revelação sobre o Pão da Vida, lembra só o milagre. Jesus, dizendo que tinham vindo atrás Dele por causa do pão, chama-lhes a atenção por terem visto o milagre do pão barato e abundante e não compreenderem o sinal. Disse: “Esforçai-vos pelo alimento que não perece e que permanece até à vida eterna, e que o Filho do Homem vos dará” (Id 27). Daqui em diante Jesus parte do milagre para Se apresentar como alimento que o Pai dará e marcou com seu selo, isto é, como sinal da Vida Divina que é o Espírito Santo. O povo entendeu que se devia fazer a obra de Deus. Crer na obra de Deus é aceitar Jesus: “A obra de Deus é que acrediteis Naquele que Ele enviou” (Id 29). É interessante a pergunta do povo a Jesus: “Que sinal realizas, para que possamos ver e crer em Ti? Que obra fazes”? Não compreenderam o sinal que Jesus lhes dera ao alimento a toda aquela multidão. É interessante que o texto tem uma progressão no sentido de crer em Jesus e depois compreender que Ele dá sua carne como alimento através no pão da Eucaristia. Comer pela fé e acreditar pelo alimento.
Pão do Céu
A partir desse versículo começa a questão do sinal: “Que sinal Tu realizas para que possamos crer em Ti?” (Id 30). Sinal é a prova dada por Deus em favor de Jesus garantindo sua palavra afirmando que é Ele quem dá o pão que dá a vida eterna. Esse alimento quem o dará será o Filho do Homem. Esse foi marcado pelo selo de Deus (Id 27). Os judeus tiveram a prova do milagre que aprovou a obra de Moisés: “Nossos pais comeram o maná no deserto, como está na Escritura: ‘Pão do Céu deu-lhes de comer’”. A história do maná é fascinante. Não há uma explicação sobre a palavra “maná”. Um possível que venha do que o povo disse quando viu o maná (man’hu – que é isso?). Toda história do povo, mais que narrativa histórica é uma profecia sobre o Messias futuro. Jesus se põe nessa profecia. A palavra de Moisés foi garantida pelo milagre do maná. A palavra de Jesus afirma que dará um pão que dá vida eterna e mata toda fome. O maná não deu a vida para sempre. Crer em Jesus é ter a vida eterna.
Verdadeiro pão
“Meu Pai vos dá o verdadeiro pão do Céu” (Id 32). Esse pão é Jesus que foi dado pelo Pai para a vida do mundo. Então pedem: “Senhor, dá-nos sempre desse pão!”. Pensavam ainda no pão material. Jesus responde com a afirmação que atravessa todo o capítulo 6º: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede” (id 35). Esse Pão sustenta a vida em seu total. Temos aqui o alimento que dá vida ao mundo e aos corações. Temos a tendência de espiritualizar a Eucaristia a ponto de ficarmos nos louvores. Jesus põe a questão de sustentar a vida: “Quem vem a mim não terá mais fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede” (Id 35). Sacia a sede e a fome de Deus presente em todo ser humano. Mas cuida da vida por completo: humano, psicológico e espiritual. O homem é um todo. Jesus nos alimenta em todas as dimensões.
Leituras: Êxodo 16,2-4.12-15;Salmo 77;
Efésios 4,17.20-24; João 6,24-35.
1. Esforçai-vos pelo alimento que não perece.
2. A história do povo, mais que narrativa, é uma profecia sobre o Messias futuro.
3. Deus cuida da vida humana, psicológica e espiritual. O homem é um todo.
Dá um pedaço de pão!
Quando se ouve um pedinte dizer “tem um pedaço de pão velho” nunca ousamos dizer: Pão velho, não tenho. Tenho só novo. Jesus é a novidade total. Deus sabe que pensamos com o estômago, por isso, ao apresentar Jesus de uma maneira tão maravilhosa, com o milagre da multiplicação, explicou por onde entendemos mais depressa. Falou pão, falou vida.
Assim entendemos a Eucaristia: é pão que sustenta e nos dá vida. Por isso Jesus se fez Pão do Céu. É tão bom... o recheio do pão somos nós que somos a força desse alimento.
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