domingo, 3 de maio de 2020

3 DE MAIO – APÓSTOLOS TIAGO E FILIPE

- SÃO TIAGO: Viveu no século I. Era primo de Jesus e irmão de José, Simão e Judas (Mt 13,55). Foi um dos doze apóstolos. Não confundir Tiago, filho de Zebedeu, com o nosso Tiago, filho de Alfeu. Talvez para evitar confusão é chamado “Tiago Menor”.Ele é menor somente no nome, pois foi um gigante no anúncio do Evangelho. Fundou a primeira comunidade de Jerusalém (At 12,17) e escreveu diversas cartas.Uma delas entrou no elenco dos livros inspirados. É chamada o primeiro manual de sociologia, pois focaliza diversos problemas sociais: a grande desproporção entre pobres e ricos, a discriminação social, etc.Citemos apenas um trecho: “E agora, o’ ricos, chorai em altos gritos por causa das desgraças que virão sobre vós. Vossas riquezas apodreceram e vossas vestes estão devoradas pelas traças. Vosso ouro e vossa prata enferrujaram-se... O salário dos trabalhadores que ceifaram vossos campos 
- SÃO FILIPE: Foi um dos primeiros discípulos de Jesus. Ficou tão encantado com Ele que foi dizer a Natanael:- Encontramos o Messias. Você não quer conhecê-lo também?Segundo a tradição, foi missionário na Ásia Menor e lá morreu martirizado. Filipe foi um dos primeiros discípulos chamados por Jesus. Pelas poucas vezes em que aparece nos Evangelhos, deduzimos que era um homem simples, aberto, sincero.- Por ocasião da multiplicação dos pães ele foi franco. Podemos interpretar assim o texto evangélico: É preciso muito dinheiro para que cada um receba ao menos um pedacinho de pão. (Jo 1,45).- Na última Ceia, após tantas explicações do Mestre, não teve acanhamento em dizer para Jesus: 
-“Mostra-nos o Pai e isso nos basta" (Jo 14,8). 
Com outras palavras: 
-Para abreviar a conversa, mostra-nos o Pai de quem o Senhor fala tanto e tão bonito. 
Nada mais sabemos da vida de Filipe, a não ser o que consta nos Evangelhos. Segundo a tradição, foi missionário na Ásia Menor e lá morreu martirizado.
PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR
Vice-Postulador da Causa
Venerável Padre Pelágio Sauter CSsR

Nenhum comentário:

Postar um comentário