São Vicente Ferrer (1350-1419). Agonizava o século XIV. O doloroso cisma do Ocidente dividia os cristãos e fazia a Igreja sofrer. Por isso Frei Vicente, penalizado com a triste realidade, abandonou sua posição de destaque na Ordem Dominicana, e saiu pela Europa, pregando a união. Nascido na Espanha e pertenceu à Ordem dos Dominicanos. Foi o maior pregador do século XV. Percorreu cidades e povoados, conclamando o povo com sua voz vibrante e seu coração impetuoso, a unir-se com o Papa legítimo refugiado na cidade francesa de Avinhão. Era preciso que ele voltasse para Roma, porque intrusos ocupavam a cátedra de Pedro, proclamando-se Papas.
Frei Vicente entrava nas cidades sempre a pé ou montado num burrinho, acompanhado pela multidão. A tanto chegou sua popularidade, que era preciso fazer uma cerca ao seu redor, para que o povo não avançasse nele para cortar pedaços da batina... Morreu em viagem, quando ia para uma Missão. Antes da morte teve a alegria de presenciar a reunificação da Igreja em torno do Pastor legítimo. A cristandade respirou aliviada.
Oração:Rezemos com Jesus na Última Ceia: “Pai Santo, guarda-os em teu nome, este nome que me deste, para que sejam um como nós. Quando eu estava com eles, eu os guardava em teu nome, que me deste. Guardei-os e nenhum deles se perdeu...”(Jo 17,11)
PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR
Vice-Postulador da causa
Venerável Padre Pelágio CSsR
Recomende este portal aos seus amigos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário