quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

REFLETINDO A PALAVRA - “Cristo é vida”

PADRE LUIZ CARLOS
DE OLIVEIRA CSsR
Das profundezas clamo a Vós
            Chegamos ao sinal (milagre) mais forte, apresentado por Jesus, para suscitar o ato de fé: “Muitos judeus que tinham ido à casa de Maria, e viram o que Jesus fizera, creram nEle” (Jo 11,45). O derradeiro sinal será sua própria Ressurreição, razão de nossa fé (1Cor 15,17). Sua Ressurreição é anunciada pela ressurreição de Lázaro. Jesus é Vida e por isso pode dar a Vida. Ele ressuscitou 3 mortos (a menina, o jovem de Naim e Lázaro). Três significa plenitude. A narrativa conta que Jesus estava distante quando recebeu a notícia da doença de Lázaro. Ele não se apressa e diz: “Essa doença não leva à morte; mas serve para a glória de Deus e para que o Filho do Homem seja glorificado por ela” (Jo 11,4). Quando chegou a Betânia, Lázaro já estava morto há 4 dias. Já cheirava mal, como disse Marta. Jesus-Vida se contrapõe à morte do corpo e da alma. Esse milagre (sinal) demonstra a fragilidade da pessoa, como reza o salmo 129: “Das profundezas clamo a vós, Senhor, escutai minha voz”. O profeta Ezequiel faz uma profecia a partir do sinal dos ossos secos que cobriam a planície. O profeta profetiza sobre eles. Eles se ajuntam, cobrem-se de carne e o profeta lhes infunde o Espírito de Vida. Tornam-se um exército. Assim o povo sai da sepultura do sofrimento e vive (Ez 37,1-14. O milagre indica também a Vida. Jesus diz a Marta que Lázaro ressuscitará. Ela crê na ressurreição do último dia. Jesus vai além dessa ressurreição e afirma: “Eu sou a Ressurreição e a Vida, quem crê em mim, ainda que esteja morto viverá, e todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá para sempre. Crês isso?” (25). Marta faz sua profissão de fé completa: “Eu creio firmemente que tu és o Messias, O Filho de Deus, que deveria vir ao mundo” (27) = Messias – Filho de Deus – o Prometido. A ressurreição de Lázaro é símbolo do poder de Jesus de dar a Vida divina, pela fé. O batismo nos dá essa vida. É uma ressurreição. Ele venceu a morte, que é a personificação do mal, e conquistou-nos a Vida.
O Espírito de Cristo
            O Espírito de Deus ressuscita Jesus. Essa Ressurreição pede nossa fé. Se a acolhermos, viveremos. A fé cristã não é um acúmulo de palavras ou atitudes. É uma vida dada pelo Batismo. Nele fazemos a profissão de fé e recebemos a Vida: “Vim para que tenham vida e a tenham em abundância’ (Jo 10,10). Essa vida nos é dada pelo Espírito de Deus. Ele nos dá a mesma vida que deu a Jesus, quando estava há três dias na sepultura. Paulo escreve: “E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos mora em vós, então aquele que Ressuscitou Jesus dentro os mortos vivificará também vossos corpos mortais por meio do seu Espírito que mora em vós” (1Cor 8,11). Além da vida divina, garante-nos a ressurreição do corpo. A doutrina católica afirma que nós ressuscitaremos com nosso corpo. Somos um corpo animado por uma alma espiritual, criada por Deus.
Vivos pela fé em Jesus
            Paulo afirma que “os que vivem segundo a carne não podem agradar a Deus.... Se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo” (1Cor 8,8-9). Os batizados recebem o Espírito de Cristo para viverem uma vida nova, coerente com a fé em Jesus. O ritual do Batismo indica a vida pelas águas que, se por um lado afogam o mal, por outro fazem germinar a Vida Nova pela fé em Jesus. Nossos corpos mortais são vivificados por meio do Espírito Santo que mora em nós (Rm 8,11). Jesus é a ressurreição e a vida. Nós ressuscitaremos e já vivemos sua Vida.
https://padreluizcarlos.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário