Mártir cristão de quem há poucas informações históricas, é um dos santos mais venerados do Oriente, perdendo apenas para São Jorge. A sua memória é celebrada em diferentes datas e locais: a 26 de Outubro pelas Igrejas Ortodoxas, a 9 de Abril e 8 de Outubro pelo Martirológio Romano, e a 25 e 26 de Outubro pelo Calendário Palestino-Georgiano do Sinaiticus 34. A cidade de Sirmium na Panônia é o local mais provável de seu martírio, que talvez tenha ocorrido antes do século V. O culto a São Demétrio espalhou-se por Tessalónica após o século V, tornando a cidade o novo centro de devoção e atração dos peregrinos. A “passio” do santo, nascida ao longo dos séculos, descreve-o como um cidadão de Tessalónica, preso e executado pela sua fé.
Martirológio Romano: Perto de Srijem, na Panônia, na atual Croácia, São Demétrio, mártir, que em todo o Oriente, e especialmente em Tessalônica, goza de piedosa veneração.
“Em Sirmio da Panônia, memória de São Demétrio, mártir”: é assim que o novo Martyrologium Romanum comemora no dia 9 de abril um dos santos mais venerados, mas ao mesmo tempo mais controversos, do Oriente cristão. Quanto ao culto que lhe é prestado, San Demetrio perde inegavelmente apenas para San Giorgio, mas infelizmente não há informações históricas a seu respeito. São muitos os lugares e datas em que ele é lembrado. As Igrejas Ortodoxas deram-lhe o apelido de “Megalomartir” e o comemoram principalmente no dia 26 de outubro.
A nova versão do martirológio católico, porém, não se inclina para nenhuma das lendas populares nascidas ao longo dos séculos e nem sequer menciona a cidade de Tessalónica, intimamente ligada ao culto do santo. Sirmium, hoje Sremska Mitrovica na Voivodina Sérvia, foi, portanto, muito provavelmente o local do martírio de Demétrio, talvez um diácono local, antes do século V. O culto ao santo se espalhou para além dos limites da cidade, talvez quando Leôncio, prefeito da Ilíria, transferiu a sede da autoridade civil para Tessalônica, hoje Tessalônica, na província grega da Macedônia. Parece que ele mesmo mandou construir duas grandes igrejas em homenagem ao santo nas duas cidades citadas. Não há dúvida de que Demétrio era venerado em Sirmio antes mesmo da construção da igreja de Tessalônica. Mas após a destruição de Sirmio pelos hunos em 441, foi Tessalônica que se tornou o novo centro absoluto do culto ao mártir, tornando-se fonte de atração para numerosos peregrinos. Diz-se que as suas relíquias poderão ter sido transferidas para cá por volta de 418, mas não há provas arqueologicamente fiáveis da existência de um relicário.
Ao longo dos séculos, surgiu uma "passio" relativa à suposta história do mártir, que afirmava ser cidadão de Tessalónica, preso pela sua actividade de pregação do Evangelho e executado nos banhos locais sem qualquer julgamento. A igreja, construída sobre as termas, incorpora parte dela como cripta, e diz-se que na Idade Média as relíquias do santo exalavam um óleo perfumado e milagroso.
O documento escrito mais antigo ainda em nossa posse data apenas do século IX e atribui a ordem de proceder à execução ao imperador Maximiano. Contos subsequentes, não menos lendários, definiram Dimetri como procônsul ou guerreiro, tornando-o assim popular entre os cruzados que ajudaram a expandir seu culto. Historicamente, porém, só pode limitar-se a afirmar, como no caso de São Jorge, a existência de um mártir cristão chamado Demétrio e nada mais. O dia da sua festa é especialmente solenizado pelas Igrejas Orientais no dia 26 de outubro e o seu nome é citado na liturgia bizantina. A basílica macedônia original, destruída por um incêndio em 1917, foi adornada com preciosos mosaicos que datam do primeiro milênio, nos quais Demétrio era retratado em vestes diaconais, embora tradicionalmente sempre tenha sido retratado como um soldado.
Quanto à data da sua memória, se o synaxari bizantino a menciona como 26 de Outubro, o Martirológio Romano preservou a data do Martirológio Siríaco, ou seja, 9 de Abril, embora a fonte seja um texto corrompido: « Romae natalis sanctorum Demetrii, Concessi. Hilarii et sociorum». Uma segunda vez a mesma fonte comemora o 8 de Outubro, data cuja origem, no entanto, não é bem compreendida. A mesma fonte comemora o martírio de Demétrio, mas em Tessalônica. Finalmente, o Calendário Palestino-Georgiano do Sinaítico 34 comemora Demétrio junto com outro mártir, Focas, em 25 de outubro e sozinho no dia seguinte.
Autor: Fábio Arduino
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