segunda-feira, 15 de abril de 2024

SANTO ABÔNDIO, MANSIONÁRIO VATICANO

As poucas notícias sobre a vida de Abôndio chegaram até nós por São Gregório Magno, que descreveu este funcionário do Vaticano como um homem humilde e de grande dignidade no cumprimento do seu serviço. O Papa narrou também sobre uma cura milagrosa realizada por Abôndio, que faleceu no ano 564. 
† cerca de 564 
A pouca informação sobre a sua vida nos é deixada por São Gregório Magno, que descreve a descrição do cargo do Vaticano como Abbondio como um homem humilde e com grande dignidade no cumprimento do seu serviço. O Papa também relata uma cura milagrosa que realizou. Ele morreu em 564. 
Etimologia: Abbondio = abundante, do latim 
Martirológio Romano: Em Roma, junto a São Pedro, comemoração de São Abbondio, que, como atesta o Papa São Gregório Magno, foi humilde e fiel mansão desta Igreja. Mansionário da Basílica de São Pedro no Vaticano, santo. Os Diálogos de São Gregório Magno são a única fonte que nos fala dele, sem no entanto especificar a época em que viveu. Nos códigos o seu nome aparece nas variantes Acoício, Agôncio, Habúndio, e a sua morte foi universalmente, bem como arbitrariamente, colocada no ano de 564. São Gregório descreve-o como um homem de grande humildade e de tamanha dignidade no cumprimento do serviço divino, que o próprio apóstolo Pedro quis demonstrar com um milagre quanta consideração tinha por ele. Na verdade, São Gregório narra que um dia uma menina paralítica, enquanto estava na basílica e arrastava os membros flácidos pelo chão tentando se apoiar nas mãos, invocou com insistência a cura do Beato Pedro. E uma noite ele lhe apareceu em sonho ordenando-lhe que fosse a Abbondio para obter a cura. Voltando à basílica e encontrando-se com a mansão, a menina contou-lhe a visão milagrosa e Abbondio, tomando-a pela mão, restaurou-lhe a saúde primitiva. Até agora a história de São Gregório. O clero da Basílica de São Pedro, no Vaticano, celebra a festa de Abbondio no dia 15 de abril. 
Autor: Alfonso Codaghengo 
Fonte: Biblioteca Sanctorum

Nenhum comentário:

Postar um comentário