segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

Santo Neomártir Christos, o Jardineiro, 12 de Fevereiro

 

VIDA DO SANTO NEOMÁRTIR CHRISTOS, 
O JARDINEIRO
Christos (Xristos), *o santo neomártir de Cristo, nasceu na Albânia. Aos quarenta anos, ele viajou para a “Rainha das Cidades”, Constantinopla, e lá tornou-se jardineiro.
Um dia, enquanto vendia maçãs no mercado, ele fechou negócio com um Turco para vender-lhe todas as suas maçãs. Em seguida, eles discutiram por causa do preço (que deveria ser estabelecido). O Turco, para se vingar, começou a falar mal de Christos, dizendo que este desejava tornar-se muçulmano. Ele fez, então, levarem a força o santo diante do juiz, apresentando também três falsas testemunhas diante da corte. Elas atestaram que Christos realmente queria tornar-se muçulmano. O juiz interrogou o mártir a respeito desta alegação. Ele respondeu com grande coragem que ele era cristão, que jamais havia dito tal coisa e que lhe seria impossível renegar a Ortodoxia mesmo se tivesse que sofrer mil tormentos.
Então, o juiz ordenou que Christos fosse duramente chicoteado. O santo foi atingido por um golpe na cabeça que o fez sangrar abundantemente. Jogaram-no na prisão e amarraram-no ao pelourinho. Nesta mesma ocasião, o célebre monge Kaisarios (Cesário) Dapontes encontrava-se nesta mesma prisão ( foi ele quem testemunhou o martírio de Christos) e, ao ver o pobre vendedor de maçãs preso aos grilhões, foi tentar reconfortá-lo.
O monge tentou, secretamente, libertar Christos dos grilhões. Ofereceu-lhe comida para se fortalecer, mas o santo não aceitou, dizendo: "Por que eu comeria? Eu não vou viver por muito tempo mesmo, então eu não posso  morrer de melhor forma por meu Cristo que estando faminto e sedento."
O santo deu a este monge uma lixa de metal que trazia em sua cintura. Christos suplicou a Cesário que a desse à Igreja, pedindo que fossem celebradas liturgias divinas. Pediu também que celebrassem a sua memória após sua morte.
Depois disso, vieram buscar Christos na prisão e, assim que ele saiu, foi decapitado no mesmo dia. Assim, o bem-aventurado Christos recebeu a coroa do martírio em 12 de fevereiro de 1748.
Glória a Deus! Amém!
*Santo patrono dos Cristãos. Na Grécia, o nome Christos (Xristos) é dado também aos meninos, tendo somente acentuação gráfica diferente do Nome do Senhor.
Tradução e Adaptação :
 Gisele Pimentel

Nenhum comentário:

Postar um comentário