Viveu vários anos em Alexandria, antes
de ser nomeado patriarca de Jerusalém.
Também chamado de Sinfrónio da Siria
Nativo de Damasco, Síria nasceu em 560. Ele viajava muito por todo o leste e oeste pregando o Evangelho e viveu vários anos em Alexandria, Egipto perto de São João Moscus, quando este estava colhendo material para o seu famoso trabalho chamado "Prado Espiritual ". Cerca de 580 ele e João entraram para o mosteiro de Sabás no Egipto, porem mais tarde ele continuou a sua jornada de fé com São Theodósio na Palestina. Ele passou 10 anos em Alexandria. Após varias peregrinações a mosteiros e ermidas no Egipto e em Roma, estudando filosofia, escrituras e praticando estrita austeridade São Sophronius foi eleito patriarca de Jerusalém em 634.
Escritor eclesiástico com distinção, poeta e correspondente alguns dos seus escritos são lidos até hoje. Lutou contra a heresia monoteista. (A heresia finalmente condenada no Concílio de Latrão em 649 é chamada de monoteísta visto que achava que Jesus não teria duas naturezas, uma humana e outra divina. Naqueles tempos a cristandade tentavam entender como poderia Jesus ser ao mesmo tempo Deus e homem. Teria fome? Sono? Seria mesmo tentado pelo demônio no deserto? Teria de ser amamentado por sua mãe Maria? Teria sentido dor na cruz? Na paixão?
Enfim, estas questões foram debatidas mesmo após mesmo a morte de São Sophronius que era um ardoroso defensor do ponto de vista que foi finalmente aceito por toda a Igreja, de que Jesus tinha uma natureza humana e outra divina. Ele enviou cartas ao Papa e ao Patriarca de Constantinopla fornecendo suas teorias sobre a questão. Seus pensamentos e raciocínios foram tão importantes que, por vezes seus escritos pareciam iluminados por Jesus ou anjos enviados para tal, tamanha era a perfeição de seu raciocínio.
Ele escreveu varias homilias, doutrinas e poemas.
Ele veio a falecer em 639 em Jerusalém de causas naturais.
Logo após a sua morte seu túmulo se tornou um local de peregrinação e vários milagres são creditados a sua intercessão.
A sua festa é celebrada no dia 3 de dezembro no ocidente e no dia 11 de março no leste onde ele é muito venerado em especial na Grécia e Rússia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário