terça-feira, 21 de novembro de 2023

REFLETINDO A PALAVRA - “Perdoar de Coração”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+)
REDENTORISTA NA PAZ DO SENHOR
Igreja, coração do Pai
 
Continuamos a leitura do discurso do evangelho de S. Mateus sobre a Igreja. Nele estão apresentas as regras do relacionamento dos fiéis na comunidade insistindo no respeito ao outro, alteridade, na força da conversão à comunidade, na presença de Cristo e no perdão das ofensas (Mt 18,1-35). Este texto é uma radiografia do coração do Pai. Jesus quer que façamos como o Pai. O Evangelho é um ensinamento sobre o Reino, mas, ao mesmo tempo, fala da vida de Deus. No texto citado, temos alguém que devia muito e lhe foi cobrado. Esse empregado, como diz o evangelho, não era um trabalhador, mas um governador de um estado. Era uma dívida impagável. Diante das súplicas do devedor, a dívida foi perdoada. Esse homem, perdoado, não aprendeu com o perdão que recebeu e não quis perdoar um que lhe devia uns poucos salários. Jesus conta essa parábola para explicar a Pedro, que pensava fazer vantagem ao perdoar sete vezes, diz que o perdão de Deus é total e para sempre. Este é modo de perdoar. Se não perdoarmos como Deus, não vamos ter o perdão de nossos pecados. Pedimos a Deus, no Pai Nosso, que nos perdoe como nós perdoamos. Damos a Deus a medida do perdão. Deus não retarda o pagamento da dívida, mas perdoa. Deus não tira vingança. Se não soubermos perdoar como o Pai, não teremos parte na sua vida. O Evangelho termina com uma ameaça: “É assim que meu Pai... fará convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão” (Mt 18,35). Por que, essa insistência na totalidade do perdão sem condições? Porque a redenção de Jesus é total. Foi a expressão acabada do amor do Pai que amou sem merecimento de nossa parte: “Deus demonstra seu amor para conosco pelo fato de ter morrido por nos quando éramos pecadores” (Rm 5,8). O perdão vem antes de termos reconhecido nosso pecado. Por isso é total e para sempre, pois está no ser de Deus. A missão da Igreja no mundo não é para condenar, mas para continuar anunciando a presença do Reino e estabelecendo-o com a grandiosidade do amor do Pai. 
Como perdoamos 
A carta aos Romanos nos explica o modo de vivermos este perdão: Vivemos para Deus e vivemos como Ele vive. “Vivos ou mortos pertencemos ao Senhor” (Rm 14,8). Se vivermos para o Senhor, vivemos para o perdão, para anunciar a presença da misericórdia através de nossas atitudes de perdão. Vemos muita condenação dos erros do mundo. Essas condenações não resolveram o problema. Jesus, com suas atitudes condenava o orgulho, mas perdoava quando encontrava a humildade e o acolhimento de sua pessoa. Não é assim que vemos na Igreja e na sociedade. Tolerância zero é a palavra de ordem para muitos sofredores. Quem sabe pudéssemos pensar: vingança zero e misericórdia total, como Deus fez conosco. Lembremos de nosso fim! 
Sociedade sem ódios 
A leitura de Eclesiástico, mesmo escrito numa mentalidade da lei do talião, “dente por dente, olho por olho” (Ex 21,24), que instituía a vingança como modo de viver os relacionamentos, ensina que o perdão é a condição para que a oração seja ouvida e os pecados sejam perdoados. Ensinou que este é o fundamento do novo modo de viver. Assim se vive o Evangelho. A celebração da Eucaristia, em sua totalidade, é remissão dos pecados, é perdão. Não só no ato penitencial. O Sangue de Cristo é derramado (consagração) para o perdão dos pecados. O melhor modo de ser perdoado é perdoar. Há muita gente pregando o ódio, a separação, a condenação dos que não pertencem a sua Igreja. Juiz é um só: Deus, que é misericordioso e perdoa a todos. 
Leituras: Eclesiástico 27,33-28,9; 
Salmo 102; 
Romanos 14,7-9;Mateus 18,21-35 
1. O evangelho de Mateus apresenta as regas para a vida da comunidade no relacionamento das pessoas. Faz uma radiografia do coração do Pai. Fala do Reino e da vida de Deus. Lemos que havia um grande devedor ao qual foi perdoada a dívida. Ele próprio não soube perdoar um pequeno devedor. Jesus ensina que devemos perdoar sempre. Se não perdoamos, Deus não nos perdoa e não ouve nossa oração. 
2. Pertencemos ao Senhor, por isso vivemos para o perdão. As condenações não resolvem os problemas do mundo. A Igreja e a sociedade falam de tolerância zero. Jesus falava da misericórdia que cura. 
3. O Eclesiástico ensina que o perdão é a condição para que nossa oração seja ouvida e perdoados os pecados. A Eucaristia é perdão. Sangue derramado para o perdão dos pecados. Há muita gente condenando, pregando o ódio. Deus é misericórdia. 
Tiro pela culatra 
São Mateus nos ensina sobre a vida na comunidade. No evangelho desde domingo trata do perdão. Pedro achou que fazia vantagem ao perdoar até sete vezes, o que já é muito. Mas Jesus o desmonta dizendo que tem que perdoar setenta vezes sete, isto é até o infinito. Por que perdoar sempre? Porque é assim que Deus Faz. Nós exigimos o perdão de Deus, mas não o damos, como lemos na parábola. Até dizemos: Nem no céu quero ficar perto desta pessoa. Com essa cabeça, quem diz que você vai? Deus põe em nossas mãos como queremos ser perdoado: se perdôo, serei perdoado. Deus ouve nossas orações, mas diz que só ouve quando perdoamos. Para aprender a perdoar é bom lembrar nosso fim. Um dia vamos morrer. E então? Deus nos amou tanto, por que não viver no amor que é perdão? Precisamos também criar uma cultura de não ofender os outros Paulo é claro: não vivemos para nós, mas para Deus. Pertencemos a Deus e temos que fazer como Ele fez. 
Homilia do 24º Domingo Comum (11.09.2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário