quarta-feira, 2 de agosto de 2023

São Gaudêncio de Évora MÁRTIR, SÉC. II?

Jovem nobre da cidade de Évora nos primeiros tempos do Cristianismo, fazia maravilhas na conversão de todos pelo seu fervor.. Perseguido, fugiu para a Suiça, onde continuou o seu apostolado, acabando por ser morto à frechada e punhalada num pinhal, perto de Vicosoprano. O culto das suas relíquias foi aprovado no século XVI.
Gaudêncio foi um fidalgo originário de Évora que viveu nos primeiros séculos do cristianismo. Empenhou-se na conversão dos seus compatriotas. Vindo a ser perseguido, escolheu o exilo em Val Bregaglia, onde pregou a idólatras e arianos. Acaba por ser ferido de morte com um machado num pinhal perto de Vicosoprano.
No dia 25 do passado Mês de Outubro falámos de São Gaudêncio de Bréscia. Por esse motivo, por não ser do conhecimento de muitas pessoas, julgamos oportuno falarmos hoje de São Gaudêncio de Évora. Assim informamos que, segundo se diz, O Beato Luís Guanella construiu na Suiça uma Igreja, para substituir uma outra que tinha sido profanada por protestantes, julgando que homenageava São Gaudêncio de Novara. Contudo, posteriormente teve conhecimento que quem se honrava no templo profanado era São Gaudêncio de Évora, um jovem nobre de Évora que viveu no Século II. Ao ser perseguido, pela forma como evangelizava, convertia não só as pessoas da sua ideologia, mas também de outras, exilou-se no Vale de Bergalha onde conseguiu a conversão de idólatras e arianos. Foi atacado com armas, flechas e ferido de morte com um machado num pinhal perto de Vicosoprano. O Culto das Relíquias, dispersas pelos protestantes, foi aprovado no século XVI (1551). São Gaudêncio de Évora nasceu e faleceu no século II e A Sua Festa Litúrgica Celebra-se a 2 de Agosto. 
ARMANDO RIBEIRO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário