quinta-feira, 15 de junho de 2023

REFLETINDO A PALAVRA - “Bendito quem confia no Senhor!”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+)
E
PADRE JOSÉ OSCAR BRANDÃO(+)(Ao lado)
REDENTORISTAS NA PAZ DO SENHOR
Felizes sereis
 
O evangelho de Lucas proclama, neste domingo, as quatro bem-aventuranças. Lucas resume o texto de Mateus que apresenta oito. O termo bem-aventurado ou feliz usado por Jesus, nós o encontramos no salmo primeiro que é a síntese de todo o saltério: “Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados” (Sl 1,1). Importante é confiar no Senhor. Isto é ser pobre. Felizes os pobres! Deus tem atitudes de libertação e de socorro dos humildes, como se revela na libertação do Egito, no socorro dos humilhados e perseguidos da história do povo. No canto de Ana (1Sm 2,1ss) e de Maria (Lc 1,51-53) encontramos a proclamação: os pobres enriquecem e os ricos passam fome. É esse o projeto de Deus? Como devemos entender? A riqueza escorre entre os dedos, como lemos na parábola do rico (Lc 12,19). O que nos faz pobres, como quer Jesus, é a riqueza que se torna socorro dos pobres, com lemos no texto do juizo final (Mt 25,34-43). O mundo moderno é rico, mas não entende que sua riqueza é para tomar a atitude de Jesus que se fez pobre para nos enriquecer com sua pobreza (2Cor 8,9). Assim temos as demais bem-aventuranças da fome que será saciada, da lágrima enxugada e da perseguição vencida. Não podemos entender o termo pobre como aquele que passa necessidades, ou que é feito assim pelos outros, pois Jesus veio para tirá-los desta situação de sofrimento. Veio dar a boa-notícia aos pobres (Lc 4,18ss). Ser pobre não está nos planos de Deus para nós. O que Jesus chama de pobre? São os que se fazem pobres para dar vida aos pobres. Esse é feliz porque assume a mesma condição de Jesus. Maria não quis dizer que os pobres iriam ficar ricos para oprimirem. D. Helder explica; “Nem pobres, nem ricos, mas todos irmãos”. 
Ser infeliz 
Lemos em Lucas o texto que mostra a desgraça de quem não têm o espírito das bem-aventuranças: “Ai de vós ricos, porque já foram consolados; Vós que agora tendes fartura, porque passareis fome... que agora rides, porque chorareis”. Não é uma vingança de Deus. É própria situação que, inconsistente como palha levada pelo vento, busca o caminho que leva à morte (Sl 1). A situação do homem bem-aventurado se opõe ao perverso que não tem consistência. O profeta compara o justo e o injusto com a árvore. Plantada à beira d’água a árvore mantém-se verde e dá frutos. O ímpio é como uma planta plantada no seco. A Escritura se pergunta por que o rico injusto prospera e o justo fiel não vai para frente. É o tema da retribuição que nos questiona também. O salmo reza: “São como o rebanho destinado ao abismo, que a morte os leva a pastar” (Sl 49,15-16). 
Crer na ressurreição 
A meta das bem-aventuranças é a vida e a ressurreição. Sem ela não encontramos sentido para a vida cristã. Crer na ressurreição é crer que Jesus vive e que viveremos com Ele, na medida em que fizermos de nossa vida um dom. Será um dom quando formos pobres como Jesus. Isso é ressurreição. Só viveremos as bem-aventuranças se acreditarmos em nossa ressurreição. A Ressurreição de Jesus mostrou que a Vida tem valor superior a tudo e dá sentido a todas nossas opções do dia a dia. Em cada Eucaristia, oferecendo os dons, mostramos nossa pobreza e desapego. Jesus não quer a pobreza. Ele quer que, na fraternidade, consigamos a felicidade, colocando o amor como critério maior. 
Leituras: Jeremias 17,5-8; Salmo 1;
1Coríntios 15.12.16-20;Lucas 6,17.20-26 
1. Lemos em Lucas as 4 bem-aventuranças. Elas nos lembram o salmo 1 e Jeremias que dizem quem é o justo e o perverso. Importante é confiar no Senhor. Isto é ser pobre. Deus sempre esteve do lado dos pobres. Ana e Maria cantam a mudança de situação. O que a bem-aventurança ensina é que a riqueza sem a destinação em favor dos pobres nos faz injustos. Deus quer todos irmãos 
2. Lucas mostra também a má ventura dos que não têm o espírito das bem-aventuranças. Deus não se vinga. É a própria situação que leva à morte. O salmo faz a comparação com a árvore plantada à beira d´água. Assim é o justo. O tema da retribuição nos questiona. 
3. A meta das bem-aventuranças é a ressurreição. Sem ela não encontramos sentido para a vida. Crer na Ressurreição é crer que Jesus vive e que viveremos com Ele na medida que fizermos da vida um dom. Será dom quando formos pobres como Jesus. Jesus mostrou que a Vida tem valor superior a tudo e dá sentido a todas nossas opções. Jesus não quer a pobreza e sim a fraternidade. 
Felizes, mas não bobos 
Lemos neste evangelho a bem-aventuranças dos que ouvem a Palavra e a põe em prática e os “ais” da má ventura de quem não ouve Jesus. Ele, nestas palavras, dá o sentido da vida que constitui a felicidade.Jesus mostra o que vai encher nossa vida e nosso coração. Ele diz: bem-aventurados os pobres, os que têm fome, os perseguidos, os que choram. A felicidade não está em dar tudo certo, ter saúde, ter bens. A felicidade é comparada à árvore plantada à beira d’água: está sempre verde, dá fruto e, quando chega à seca tem de onde tirar a vida: na confiança em Deus: “Feliz o homem que confia e espera no Senhor” (Jr 17,7; Sl 1). Paulo diz que temos a garantia da Ressurreição porque Jesus ressuscitou. A confiança que temos em Deus agora nos garante a vida que dura. Quem não crê, pode estar viçoso, mas, tudo passa. 
Homilia do 6º Domingo Comum (14.-02-2010)

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