Canonizado pelo Papa João Paulo II
a 12 de Outubro de 1986.
O servo muito eminente de Deus José Maria Tomasi, o cardeal, a quem o Papa Pio VII decorou com as honras de Bem-aventurado em 1803, e que hoje o Sumo Pontífice João Paulo II atribui solenemente no livro dos Santos, nasceu em Licata, em Sicília, na Diocese de Agrigento, em 12 de Setembro 1649, o primeiro filho de Júlio Tomasi Traina e Rosalie, o Príncipe de Lampedusa e o Duque de Palma di Montechiaro.
Sua própria vida foi orientada para Deus desde seus primeiros anos. Formado e educado em casa paterna nobre, onde não faltam riquezas nem virtude, ele deu provas de um espírito, muito aberto a estudar e a piedade. Seus pais se importavam muito com isso e com a sua própria formação cristã e sua instrução nas línguas clássicas e modernas, sobretudo na língua espanhola, porque ele estava destinado pela família para o tribunal de Madrid, quando estava prestes a herdar de seu próprio pai, por seus próprios títulos de nobreza, o de "Grande de Espanha".
Mas seu espírito aspirava, mesmo desde a juventude, para ser pequeno no Reino de Deus, e para não servir os reis da terra, mas o Rei do céu. Ele cultivou seu desejo piedoso em seu coração até que ele obteve o consentimento de seu pai para seguir a sua vocação para a vida religiosa.
Depois de ter renunciado, por meio de um documento notarial, o principado, que pertencia a ele através da hereditariedade, e seu riquíssimo patrimônio, foi admitido na Ordem dos Clérigos Regulares Teatinos, fundada por São Caetano do Thien em 1524. Ele fez sua profissão religiosa na casa teatina São José, em Palermo, em 25 de Março de 1666.
No novo estado de vida, que ele tinha abraçado para seguir o chamado de Cristo, ele foi capaz de dedicar-se melhor à piedade e estudo. A sagrada Liturgia tinha sido sua atração desde a infância; assim como uma criança que queria usar todos os dias as roupas da cor litúrgica do dia. O canto gregoriano tinha florescido em breve nos lábios, que exultaram de alegria cantando salmos litúrgicos. As línguas sagradas de latim e grego, como se por uma disposição inata, ele conhecia bem e apreciado a desde sua adolescência.
Ele completou seus estudos de filosofia em Messina, Ferrara, Bolonha e Modena, forçado às transferências por razões de saúde. Ele estudou Teologia ao invés vez de ser em Roma, na Casa de San Andrea della Valle.
Em Roma, depois de ter recebido o subdiaconato e o diaconato, no sábado do Advento, em 23 de Dezembro 1673, foi ordenado sacerdote na Basílica de Latrão, nas mãos de Mons. Joachim De Angelis, arcebispo de Urbino, Vice-Regente do Cardeal Vigário Gaspar Carpegna. Dois dias depois, na noite da Natividade, ele celebrou sua primeira missa, na igreja de San Silvestro al Quirinale, naquele tempo a residência da Casa Geral dos Padres teatinos.
A unção sacerdotal parece ter incardinado Padre Tomasi para Roma e para dar-lhe a cidadania romana. Aqui, a partir de sua ordenação sacerdotal e na mesma casa de San Silvestro al Quirnale, há quase 40 anos, dedicou-se, com intensa produtividade, à piedade e aos estudos assíduos. Para seu conhecimento de latim e grego, adquirido desde a adolescência, ele acrescentou o hebraico, o siríaco, o caldeu e o árabe.
Instado pelo seu amor especial pelos antigos documentos da Igreja e pelas tradições eclesiásticas, ele considerou que uma boa parte de sua própria perfeição religiosa estava em dedicar-se, com o espírito de fé, à publicação de livros litúrgicos raros e de textos antigos da sagrada Liturgia, e assim trazer à tona muitas escrituras sagradas antigas que até então tinham sido escondidas nas bibliotecas.
Na verdade, graças ao seu amplo conhecimento de assuntos sagrados, editou diversos volumes que tratam de temas bíblicos, patrísticos e principalmente litúrgicos. Com estes últimos, é suficiente mencionar: Códices Sacramentorum nongentis annis vetustiores (editado em 1680); a edição crítica do Salterio em sua dupla versão romana e Gallicana; o Antifonari e Responsoriali da Igreja Romana preparado por São Gregório Magno (editado em 1686); a edição crítica da Biblia Sagrada de acordo com os códigos do século V ao século XI (publicado em 1688).
Por conta de sua vasta erudição e suas excelentes e bem conhecidas virtudes, o padre José M. Tomasi foi objecto de tal fama e estima que toda a gente procurou e se sentiu honrada por sua familiaridade e conhecimento e sua amizade. A rainha da Suécia, Christina Alexandra, queria que ele estivesse entre os membros a quem ela honrava entre seu próprio círculo de estudiosos; a Academia Romana de Arcadia contou com ele entre os seus membros mais ilustres; o rabino da Sinagoga de Roma, Moisés Cave, que foi convertido ao catolicismo enquanto ensinava Padre Tomasi o hebraico, o considerava seu amigo e pai na fé.
Mas na medida em que aumentavam os elogios que as pessoas do seu tempo atribuíam a ele, ele tentava permanecer escondido, até mesmo ao ponto de publicar, por causa de sua humildade, algumas de suas próprias obras sob um pseudônimo.
Além de estar no relacionamento com pessoas importantes e estudiosos de sua própria amplitude intelectual, dedicou-se nada menos que a formação dos fiéis simples. Para estes compôs: Vera norma di glorificare Iddio e di longe Orazione secondo la dottrina delle divina Scritture e dei Santi Padri, e também uma Breve istruzione del Modo di assistere fruttuosamente al Santo sacrificio della Messa, bem como uma versão condensada dos Salmos seleccionados e preparados para facilitar a oração do cristão.
Nomeado Conselheiro Geral da sua Ordem por seus confrades, por humildade ele rapidamente renunciou a nomeação, alegando as muitas outras ocupações com os compromissos que ele já tinha na Cúria Romana, entre os quais os de Consultor da Congregação Sagrada de Ritos, e das Indulgências, assim como a do qualificador do Santo Ofício.
Suas muitas publicações sobre temas litúrgicos, nas quais a piedade foi unida com os estudos, motivou os títulos que alguns de seus contemporâneos deram a ele, aqueles de "o príncipe dos liturgistas romanos" e de "liturgistas" e de "Doutor litúrgico".
Na verdade, não poucas normas, estabelecidas pela autoridade dos pontífices romanos e pelos documentos do Concílio Vaticano II, e hoje meritoriamente em uso na Igreja, já foram propostas e ardentemente desejadas por Padre Tomasi, entre as quais se basta recordar:
a forma actual da Liturgia das Horas para a oração do Ofício Divino;
a distinção e uso do Missal e do Leccionário na celebração da Eucaristia;
várias normas contidas na Pontifício e no Ritual Romano;
o uso da língua vernácula, que ele mesmo recomendava em devoções particulares e nas orações feitas em comum pelos fiéis;
todas destinadas a promover uma participação mais íntima e pessoal do Povo de Deus na celebração da sagrada Liturgia.
Todos os seus trabalhos e solicitudes, em pesquisa e em seus estudos, não foram capazes de minimamente distrair Padre Tomasi de apontar, constantemente e com toda a sua força, a realização dessa perfeição evangélica para qual Deus o havia chamado desde sua infância.
Para tudo le foi um exemplo de humildade profunda, do espírito de mortificação e de sacrifício, de observância fiel, de mansidão, de pobreza, piedade e devoção filial à Virgem Maria. Ele ajudou os pobres; ele deu alívio para os doentes, tanto em casa como no hospital de São João de Latrão. Desta forma, sabedoria e caridade se uniram e harmonizaram nele.
Clemente XI, que o conhecia pessoalmente e admirava suas virtudes eminentes e a fama generalizada de sua doutrina, nomeou-o cardeal, com o título de Ss. Silvestre e Martino ai Monti, no Consistório de 18 de Maio 1712. Ele aceitou o cardinalato somente através do mandato expresso do Papa.
Colocado neste grau sublime, como uma lâmpada sobre um candelabro, ele iluminou a Igreja romana a tal ponto, com o esplendor das suas virtudes, que muitos lhe veneraram como um outro São Carlos Borromeo, a quem ele havia se proposto imitar.
Juntou-se à dignidade cardinalícia todas essas virtudes que o distinguiram como religioso teatino; ele não mudou nada de sua regra de vida anterior. Para sua corte e para o serviço de sua casa, ele escolheu, por motivos de humildade, os pobres, os fracos, os coxos e pessoas com várias deficiências físicas.
Em sua igreja titular de Ss. Silvestre e Martino ai Monti ele não só participou, com
o clero de sua família, nas celebrações litúrgicas dos padres carmelitas, mas também dedicou-se ao ensino do catecismo da doutrina cristã às crianças e aos outros fiéis.
Mas tal luz do bom exemplo e de virtudes brilhou por um tempo curto. Não tendo concluído oito meses como cardeal, ele foi atingido por uma pneumonia violenta depois que ele participou, como membro da capela papal, na vigília da Natividade na Basílica Vaticana. Ele morreu uma morte santa em 1 de Janeiro de 1713 em seu apartamento no palácio Passarini na Via Panisperna.
O primeiro panegírico pelo Cardeal Tomasi foi pronunciado pelo mesmo Papa Clemente XI, no Consistório celebrado um mês após o seu falecimento. "Não podemos disfarçar", disse o Papa, "a dor íntima que a morte do eminente e mais piedoso cardeal Tomasi forneceu-nos. ... Ele era um autêntico modelo da disciplina mais santa e antiga e já esperamos muito de suas virtudes e sua doutrina".
A fama de sua santidade que, durante a vida acompanhava o Cardeal Tomasi, tornou-se ainda maior imediatamente após a sua morte. Devido a isso, apenas cinco meses após sua morte piedosa, no desejo de Clemente XI, o processo informativo ordinária canónico de beatificação começou. Depois de ter vicissitudes e dificuldades de vários tipos superadas, depois de dois milagres atribuídos à intercessão do Venerável Cardeal Tomasi foram aprovados, Pio VII o proclamou Beato em 29 de Setembro de 1803.
Um novo milagre, atribuído à intercessão do Beato José M. Tomasi, foi aprovado, com o Decreto de 6 de Julho de 1985, pelo Santo Padre João Paulo II, para a sua canonização.
As relíquias de seu corpo, transferidas em 1971 da Basílica de seu título de Ss. Silvestre e Martini ai Monti, estão actualmente expostas para a veneração dos fiéis na Basílica de San Andrea della Valle dos Padres teatinos, em Roma.
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