Evangelho segundo São João 15,18-21.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro Me odiou a Mim.
Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu. Mas porque não sois do mundo, pois a minha escolha vos separou do mundo, é por isso que o mundo vos odeia.
Lembrai-vos das palavras que Eu vos disse: "O servo não é mais do que o seu senhor".
Se Me perseguiram a Mim, também vos perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa.
Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem Aquele que Me enviou».
Tradução litúrgica da Bíblia
Bispo de Hipona(norte de África),
doutor da Igreja
Sermão 334, para os Santos Mártires, §1
«Não sois do mundo, pois a minha escolha
separou-vos do mundo»
Todos os bons e fiéis cristãos, mas sobretudo os gloriosos mártires, dirão: «Se Deus está por nós, quem estará contra nós?» (Rm 8,31). O mundo gritava contra eles, as nações faziam planos insensatos, os príncipes conspiravam (cf Sl 2,1), inventando novos tormentos e imaginando suplícios incríveis para eles. Cobriam-nos de opróbrio e de falsas acusações, encerravam-nos em cárceres insuportáveis, torturavam-lhes a carne com unhas de ferro, massacravam-nos a golpes de espada, expunham-nos às feras, abandonavam-nos às chamas, e estes mártires de Cristo exclamavam: «Se Deus está por nós, quem estará contra nós?».
O mundo inteiro está contra vós, e vós dizeis: «Quem estará contra nós?». E os mártires respondem-nos: «Que importância tem o mundo inteiro, se morremos por Aquele por quem o mundo foi feito?». Que o digam estes mártires, pois, e o reiterem, e que nós os escutemos, dizendo com eles: «Se Deus está por nós, quem estará contra nós?». Podem descarregar a sua fúria, injuriar-nos, acusar-nos injustamente, cobrir-nos de calúnias; podem torturar-nos e matar-nos. Que farão os mártires? Repetirão: «Deus é o meu auxílio, o Senhor conserva a minha vida» (Sl 53, 6). Se o Senhor conserva a minha vida e dá força à minha alma, como poderá o mundo fazer-me mal? Será também Ele a restabelecer o meu corpo. «Até os cabelos da vossa cabeça estão contados» (Lc 12, 7). Digamos portanto, digamos com fé, com esperança, com um coração ardente de caridade: «Se Deus está por nós, quem estará contra nós?».
Nenhum comentário:
Postar um comentário