Os carrascos do Beato Salvador Emílio Moscoso, ao eliminá-lo, queriam atingir a fé católica. Mas foi uma tentativa fútil. O martírio desse heroico jesuíta, sempre vivo na memória orante da população, mostrou que a violência não é capaz de remover a fé das pessoas, nem de eliminar a presença da Igreja na sociedade. Quantas tentativas foram feitas na história da Igreja! No entanto, provado, ridicularizado, perseguido ao longo dos séculos, está mais vivo do que nunca. Devemos reconhecer que ainda hoje existem visões existenciais que tentam erradicar nosso povo de suas tradições culturais e religiosas. Concepções que não respeitam a dignidade da pessoa humana, a vida desde a concepção até o pôr do sol natural, a família e o casamento entre um homem e uma mulher.
A vida virtuosa e a morte heroica do Beato Emílio Moscoso incentivam cada um de nós a levar com entusiasmo a luz do Evangelho aos nossos contemporâneos, como ele fez. Seu testemunho é atual e nos oferece uma mensagem significativa: o martírio não é improvisado, o martírio é fruto de uma fé enraizada em Deus e vivida dia após dia; a fé exige coerência, coragem e intensa capacidade de amar a Deus e ao próximo, com o dom de si mesmo.
Cardeal Angelo Becciu – Homilia de beatificação – 11 de novembro de 2019
Salvador Victor Emilio Moscoso Cárdenas nasceu em Cuenca (Equador) em 21 de abril de 1846, o nono filho de Juan Manuel Moscoso Benítez e Maria Antonia Cárdenas Arciniega, que ainda tinha outros quatro filhos. Era uma família de profunda fé cristã e muito praticante. Os pais eram crentes ricos e fervorosos que queriam dar aos filhos uma educação cristã e uma melhor educação cultural. A devoção à Eucaristia foi difundida na cidade natal e Emílio ficou impregnado dessa espiritualidade.
Ele já havia iniciado seus estudos universitários em Direito quando, em 4 de abril de 1864, decidiu entrar no noviciado da Companhia de Jesus em Cuenca. Para realizar esse desejo, ele teve que superar a resistência de seu pai. Concluiu o noviciado na capital Quito e fez sua primeira profissão em 27 de abril de 1866. Nos anos seguintes, os superiores o enviaram aos centros educacionais da Sociedade em Riobamba (1867), Guayaquil (1868) e novamente em Riobamba (1873) como professor. em assuntos literários e filosóficos. Ele aperfeiçoou a educação teológica primeiro no Equador em Quito e Pifo e depois na França em Poyan. Antes de partir para a Europa, foi ordenado sacerdote em 1 de novembro de 1876. Ao final de seus estudos teológicos, chegou a Manresa, na Espanha, para completar a terceira provação jesuíta.
Em 1879, ele foi a Lima para realizar atividades pastorais e espirituais e depois no ensino médio no Colégio da Imaculada Conceição como professor. Na capital peruana, ele fez votos perpétuos. Em 1882, ele foi enviado a Quito como membro da comunidade do ensino médio de San Luis, onde permaneceu até 1888. No ano seguinte, foi transferido para o centro de ensino superior de Riobamba, com deveres comunitários, espirituais e pastorais. Em 1892, foi nomeado reitor desta obra, que incluía escolas secundárias e uma faculdade de filosofia. No final do ano, ele pediu ao diretor geral fosse libertado do cargo de reitor por causa de problemas de saúde.
No início de 1894, ele se recuperou e conseguiu orientar sabiamente o trabalho educacional e pastoral. Em 1895, no entanto, ele apresentou um pedido pela segunda vez para ser dispensado de seus deveres como reitor, mas o reitor-general Luis Martín García não aceitou seu pedido, que Moscoso renovou mais uma vez em 1897.
Com a revolução de 1895 e a ascensão ao poder de Eloy Alfaro após a batalha de Gatazo (14 de agosto), uma atitude anticlerical e perseguidora acalorada se espalhou pelo país, que também teve repercussões em Riobamba.
Os conflitos entre igrejas estatais abrangem a história do Equador, independente da Espanha, na primeira metade do século XIX. Assim que eleito presidente em 1861, Gabriel García Moreno (1821-1875), como católico convicto, assinou a concordata com a Santa Sé em 1862, reconhecendo o Equador como um estado confessional e atribuindo muitos privilégios à Igreja. Apesar da oposição liberal-maçônica, a concordata foi reconhecida como lei estadual.
Sob seu segundo mandato (1869-1875), García Moreno denunciou a expropriação dos Estados papais e Pio IX gostou do gesto condecorando-o e enviando-lhe uma relíquia de Santo Ursicino, ainda venerada na catedral de Quito.
Em 25 de março de 1874, o presidente aceitou a consagração do país ao Sagrado Coração, mas foi morto em 6 de agosto de 1875 por jovens liberais com a cumplicidade da Maçonaria logo após sua terceira reeleição.
A morte de García Moreno deu origem a inquietação social e conflito com a Igreja. Em 28 de junho de 1877, o acordo com a Santa Sé foi suspenso. Para protestar contra a hierarquia católica do país, o novo governo liberal respondeu com perseguições e expulsões de bispos e padres.
Diante do descontentamento geral, a concordata foi restabelecida em 14 de março de 1882. No entanto, a sucessão dos vários governos não conseguiu pôr fim às tensões sociais e à violência. Em 5 de junho de 1895, o chefe geral liberal do exército Eloy Alfaro Delgado (1842-1912) chegou ao poder. No entanto, ele enfrentou a rebelião civil e militar de Ignacio Robles, que tinha sua base em Guayaquil.
Com sua vitória, Eloy Alfaro se proclamou líder supremo e desencadeou um clima de perseguição política contra a Igreja. Em particular, ele promoveu leis sociais adversas em educação e casamento, desapropriações de conventos, abolição da concordata com a Santa Sé, prisão arbitrária de padres e religiosos, profanação de lugares e coisas sagrados.
Nesta situação, o bispo de Riobamba, Arsenio Andrade, foi preso de 27 de abril a 1 de maio de 1897. A comunidade jesuíta foi presa em 2 de maio por suposta conspiração contra o governo. Graças à pressão popular, os religiosos foram libertados no dia seguinte.
Em 4 de maio, o colégio foi atacado e profanado, também em resposta aos rebeldes conservadores que se refugiaram ali. Os jesuítas foram acusados de participar ativamente do levante com armas. No mesmo dia Emílio foi assassinado om dois tiros enquanto rezava em seu quarto, e, para enganar o povo, seu carrasco colocou nas suas mãos o rifle com o qual o havia assassinado para fingir que ele estava armado e atirava antes de morrer.
O coronel Luis Quirola arrastou seu cadáver pelas ruas, até que as pessoas e os soldados pediram que ele parasse.
O corpo foi levado para o hospital local, onde muitos dos fiéis o tocaram com lenços ou cortaram o vestido para fazer relíquias. Cinquenta anos depois, seus restos mortais foram colocados em um sepulcro especial na sacristia da igreja do Collegio di San Filippo, recém restaurada.
Ele foi beatificado em 16 de novembro de 2019 em Riobamba, sob o pontificado do Papa Francisco.
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